Assim fica difícil não ficar doente: veranico deve atingir SC com temperaturas altíssimas

Foto: Pixabay

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

06/06/2024 - 13:06 - Atualizada em: 06/06/2024 - 13:47

Nos próximos dias, Santa Catarina enfrentará um período de calor extremo devido ao “veranico”. Previsto para começar na quinta-feira (6), esse fenômeno impactará todas as regiões do estado, com maior intensidade esperada no Oeste e Sul, de acordo com as análises do meteorologista Piter Scheuer.

Ele explica que esse fenômeno é resultado de um padrão de bloqueio, caracterizado por tempo seco e temperaturas elevadas para esta época do ano. Apesar da possibilidade de algumas precipitações, Scheuer ressalta que as temperaturas mínimas permanecerão relativamente baixas.

Ao amanhecer, na Serra, as temperaturas ficarão entre 7°C e 10°C, enquanto no Oeste variarão entre 10°C e 13°C, e no litoral entre 10°C e 13°C.

Durante todo o dia, o sol predominará, com o calor se intensificando especialmente no Sul e Oeste, onde as máximas alcançarão os 27°C e 28°C, podendo até mesmo atingir os 30°C, de acordo com as previsões de Scheuer.

O que é veranico

O “veranico” é um fenômeno meteorológico caracterizado por um período de calor intenso e prolongado durante uma estação do ano em que normalmente se espera temperaturas mais amenas. Geralmente ocorre durante o outono ou primavera, quando há uma interrupção temporária do padrão climático típico da estação, resultando em dias excepcionalmente quentes.

É como se fosse uma “amostra” do verão em meio a uma estação diferente, daí o termo “veranico”. Esse fenômeno pode ser influenciado por diferentes fatores atmosféricos, como padrões de bloqueio e sistemas de alta pressão, que contribuem para o aumento das temperaturas e a redução da umidade do ar.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).