Árvore tóxica ameaça abelhas e beija-flores em Florianópolis

Árvores foi plantada no campus da UFSC | Foto: Google Maps/Divulgação

Por: OCP News Florianópolis

27/05/2024 - 11:05 - Atualizada em: 27/05/2024 - 11:11

Um tipo de árvore com flores laranjas, bonitas, plantada em vários pontos de Florianópolis, é uma ameaça para abelhas, beija-flores e outros insetos. Identificada como Espatódea, ela tem o plantio e a existência da proibidos em Santa Catarina desde 2019.

A Espatódea é uma árvore exótica, de origem africana, que foi introduzida no Brasil como planta ornamental. É considerada uma planta invasora de rápida propagação. Pode atingir até 25 metros de altura e, em condições favoráveis, viver até 80 anos.

Uma dessas árvores foi identificada no jardim do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na esquina das ruas Bulcão Viana e Newton Valente da Costa. Neste sábado (25), ela foi removida.

Foram encontradas outras árvores plantadas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no canteiro central da Avenida Mauro Ramos, entre a Praça do banco redondo e a Avenida Beira-Mar Norte.

Um ofício solicitando a remoção das Espatódeas foi elaborado e encaminhado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT). A presidência do TCE já fez a retirada da árvore.

A reitoria da UFSC também foi comunicada, mas até o momento não confirmou a retirada das árvores ou o recebimento do documento.

 

Notícias no celular

Whatsapp