Entre tintas e cores, o artista plástico jaraguaense Adolfo Juliano Zimmermann, de 76 anos, transpõe toda sua imaginação e criatividade nas telas há décadas. E para quem quer apreciar uma amostra do trabalho de Adolfo, pode conferir esta semana a exposição de suas obras em Jaraguá do Sul. Serão aproximadamente 30 telas expostas no saguão do Supermercado Giassi de sexta-feira (11) a domingo (13), das 9h às 20h.
Segundo Adolfo, a exposição não tem um tema específico por se tratar de arte abstrata, onde cada um tem sua própria percepção sobre o que está vendo. Mas se caso fosse necessário daria o nome de “Re-voltando”, um sinônimo de volta à sua terra natal, onde permaneceu distante por muitos anos. A expectativa com a exposição de arte é que as pessoas consigam sair do piloto automático e apreciar a arte.
“Enquanto estão olhando assim, vê uma, vê outra, você não está pensando no teu emprego, na compra que você tem que fazer de noite. Então é os 20 minutos que você tem para viajar a outros mundos. Pode gostar ou não gostar, mas é o momento de sair do óbvio, da rotina do dia a dia”, descreve o artista sobre a exposição.

Uma das telas preferidas do autor, com cores vibrantes. Foto: Fábio Junkes/OCP News
Técnicas de pintura
Inspirado em artistas do abstracionismo como Manabu Mabe e Kenji Fukuda, as pinturas artísticas feitas por Adolfo Zimmermann utilizam tinta acrílica em tela de algodão. De diferentes cores e tamanhos, os tons intensos, relevos e formas abstratas são características essenciais de suas obras. “Eu gosto bastante desse jogo de cores”, destaca. Durante o processo de criação Adolfo não deixa de se divertir e encara o trabalho com leveza.
Sobre o artista

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Adolfo é natural de Jaraguá do Sul, poliglota e um admirador nato do abstracionismo. No decorrer de sua carreira atuou como professor e trabalhou mais de 20 anos sendo desenhista de estamparia têxtil, onde teve a oportunidade de fazer pesquisas de campo no exterior. Participou de exposições como “Perspectiva 2006”, “Arte na Praça” e “Pretexto Poético”, além de realizar obras públicas, entre elas:
- Pinturas na capela de São Jorge, em Urubici;
- Painel com figura de Santa Catarina na Igreja Matriz, em Otacílio Costa;
- Pintura de paredes e painéis no Colégio São Luís.
Hoje, Adolfo leva uma vida mais calma, focado em viver de maneira plena e dedicar um tempo ao seu hobbie de pintar telas. “O bom da arte abstrata, é isso, você imaginar conforme o dia, conforme a emoção que você tem, vai imaginar alguma coisa”, declara.