Na próxima terça-feira (12), a partir das 19h30, estreia em Joinville, na Galeria de Arte Victor Kursancew, anexa a Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, a exposição individual da ceramista Diomedes Niebuhr, de 74 anos.
Nascida em Ascurra, a artista aborda a temática da história feminista, destacando mulheres como protagonistas em seu projeto. Seu objetivo é expressar-se e estabelecer-se no mercado da arte como um nome ‘atemporal’.
O projeto
Intitulada ‘Cicatrizes – Pequenas Colunas de Mulheres Que Não Mais Se Permitem a Ferida’. O projeto cultural é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.
A exposição é interativa e reflexiva, com apontamentos contemporâneos em relação à posição e a importância da mulher.
A 9ª exposição da ceramista é composta por 20 esculturas, o público poderá fazer uma imersão nas obras expostas, com elementos táteis para a personificação de suas próprias dores.
“Promoverá uma pausa na correria para a observação daqueles cortes simbólicos perante recortes tão grandes feitos nas mulheres em toda a sua trajetória histórica”, afirma Diomedes.
Joinville será o ‘pontapé’ do projeto, que também percorrerá as cidades de São José e Criciúma. Em cada cidade na estreia, um show de abertura com o cantor Thiago Cordeiro, que trará apenas canções com temática feminina, enaltecendo o valor de toda mulher
Terceira idade em ação
Em contrapartida, a artista visitará cinco ancionatos/lares de idosos, situados em diferentes cidades do norte de Santa Catarina, levando pedaços de argila, trabalhando principalmente com as mulheres.
Afim de promover sua arte, Diomedes deseja inspirar outras pessoas.
Cronograma
Joinville
- Data: 12 de março (terça-feira) até 12 de abril (sexta-feira);
- Local: Galeria de Arte Victor Kursancew – Joinville;
Horário: estreia às 19h30; - Visitação: segunda a sexta, das 10h às 22h;
- Valores: entrada gratuita.
São José
- Data: 19 de abril (sexta-feira) até 17 de maio (sexta-feira);
- Local: Casa da Cultura Municipal Nesia Melo da Silveira – São José.
Criciúma
- Data: 23 de maio (quarta-feira) até 11 de junho (terça-feira);
- Local: Espaço Toque de Arte – Galeria de Arte da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC.