Arthur Elias é o novo treinador da seleção brasileira feminina

Cris Matos/Staff Images Woman/CBF

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

01/09/2023 - 15:09 - Atualizada em: 01/09/2023 - 15:29

Arthur Elias, de 42 anos, técnico multicampeão com o Corinthians, será o novo treinador da seleção brasileira feminina. O anúncio oficial foi feito pela CBF na tarde de sexta-feira (1), às 15h, em entrevista coletiva na sede da entidade, no Rio de Janeiro, acompanhada já da primeira convocação do novo treinador.

A princípio, Arthur Elias vai se dividir entre a seleção brasileira e o Corinthians, já que sua equipe segue no Campeonato Brasileiro. Nas semifinais as alvinegras venceram o jogo de ida contra o Santos, fora de casa, por 3 a 0, e decidem a classificação para a decisão neste sábado (2).

Arthur Elias assina contrato com a seleção pelos próximos quatro anos, com vistas para os Jogos Olímpicos de Paris, no ano que vem e a Copa do Mundo feminina de 2027.

Além de Arthur Elias, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, também manteve conversas com Rosana Augusto, do Red Bull Bragantino, e Emily Lima, técnica do Peru.

Saída de Pia

A decisão da alta cúpula da CBF em demitir Pia Sundhage aconteceu quase um mês depois da eliminação do Brasil ainda na fase de grupos da Copa do Mundo feminina, sentenciada no empate por 0 a 0 com a Jamaica.

O contrato da estrangeira era válido até o meio de 2024, já que o plano inicial era que ela comandasse a equipe canarinho nos Jogos Olímpicos de Paris. Essa, inclusive, era a vontade de Pia. Mas logo depois da Copa foi chamada à sede da CBF para um encontro com o presidente Ednaldo Rodrigues e na conversa, Pia demonstrou o desejo de continuar, mas acabou sendo demitida.