Uma das mais reconhecidas escolas de música de Joinville, o Instituto Arte Maior anuncia a abertura de inscrições para seu tradicional programa de bolsas. Neste ciclo, serão 50 vagas, na faixa etária de 7 a 15 anos completos, com a cobertura de 100% dos custos. O formulário para inscrição e o edital com mais informações podem ser encontrados no seguinte endereço: artemaior.org.br/processo-seletivo-2026/. O prazo vai até 20 de fevereiro.
As vagas são destinadas a estudantes da rede municipal e estadual de ensino, ou bolsistas integrais em escolas particulares, crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social.
A oferta de bolsas tem por objetivo ampliar o acesso ao ensino da música, desenvolvendo o potencial intelectual, criativo e social dos participantes, além de melhorar e estimular a capacidade de comunicar sentimentos, lidar com emoções e fortalecer a autoestima. “As práticas artísticas aplicadas ao cotidiano contribuem para o autoconhecimento e fortalecem a autoestima e os cuidados com a saúde emocional dos alunos”, ressalta a diretora Kátia Siqueira.
No primeiro ano, os alunos terão formação coletiva de canto coral, com aulas uma vez por semana. Ao mesmo tempo, poderão ingressar nas aulas de formação musical. As crianças e adolescentes selecionadas passam a integrar o Coral Infantojuvenil Arte Maior, e, mais adiante, vão participar de diversos eventos e apresentações em Joinville e região.
No total, a escola mantém 17 cursos habilitados e 913 matrículas ativas para 2026. As aulas regulares recomeçam na próxima segunda-feira, 26. O Instituto Arte Maior, responsável pela gestão da escola, promove, ao longo do ano, uma série de projetos voltados à comunidade, como os espetáculos de Natal da prefeitura e da Sociedade Harmonia Lyra. É responsável pelo Programa de Fanfarras da rede municipal de ensino e pelo Festival de Corais de Joinville, além de espetáculos e recitais pedagógicos. A instituição atende a um público amplo, de bebês a partir dos 8 meses até a geração 60+. “A metodologia própria que desenvolvemos é fonte de orgulho, reconhecida por sua excelência”, sublinha Kátia.