Arquivo Público Estadual faz 63 anos e terá nova sede no Centro de Florianópolis

Foto: Ricardo Trida / Secom

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

29/06/2023 - 09:06 - Atualizada em: 29/06/2023 - 09:50

A Secretaria de Estado da Administração promoveu uma cerimônia especial em comemoração ao 63º aniversário do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (Apesc) na última quarta-feira (28), na sede do Arquivo. O evento foi prestigiado pela presença da vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, juntamente com outras autoridades estaduais. Durante a ocasião, foram anunciados importantes serviços, como a conclusão da digitalização integral do Diário Oficial e a garantia de uma sede permanente para o Apesc. Essas iniciativas visam modernizar e fortalecer a preservação do patrimônio documental e histórico do estado de Santa Catarina.

Foto: Ricardo Trida / Secom

Além de ser responsável por oficializar e tornar públicas todas as leis, decretos e outra ações dos gestores do governo de SC. O Diário Oficial (DOE) é a ferramenta de registro da história do estado e dos eventos que impactam a vida dos catarinenses. Durante a cerimônia de aniversário o Diário Oficial do Estado (DOE) foi destacado com o lançamento de uma nova plataforma online para submissão de matérias por órgãos e secretarias estaduais. Também foi anunciado o lançamento das 19 mil edições do DOE em uma parceria entre o Arquivo Público e o Ministério Público do Estado, tornando disponível online todo o histórico de 89 anos do DOE.

Nova sede e economia de mais de R$ 1 milhão

A vice-governadora Marilisa Boehm, o secretário da Administração, Moisés Diersmann, e o diretor do Arquivo Público, Rodrigo Beirão, oficializaram a transferência de um imóvel estadual localizado no Centro de Florianópolis para abrigar permanentemente todo o acervo histórico do Apesc. Hoje, o estado arca com os custos do aluguel e de um imóvel no Morro da Fumaça para guardar os documentos, além do aluguel da sede do Arquivo, resultando em um gasto anual de aproximadamente 1 milhão de reais.

Situado na Rua Arcipreste Paiva, 41 a nova sede do Arquivo é um imóvel estadual que possui uma área de mais de 9 mil metros quadrados, que serve não somente para a conservação dos acervos, mas também o recolhimento de documentos que estão descentralizados em outros órgãos.

Foto: Ricardo Trida / Secom

“O prédio, que é um patrimônio do Estado e que anteriormente não era bem aproveitado, vai passar a desempenhar uma função pública e social, além de gerar uma grande economia imediata para Santa Catarina. A mudança da sede para o Centro de Florianópolis também facilita o acesso da população ao Arquivo, porque agora ele estará mais próximo das universidades e do público em geral”, destaca a vice-governadora do Estado de Santa Catarina, Marilisa Boehm.

 

Exposição comemorativa

Durante a cerimônia de aniversário também aconteceu o lançamento da exposição “O Arquivo e os Municípios Catarinenses”, disponível no hall superior da sede. Representando uma imersão na história do estado e dos munícipios, permitindo ver o processo construtivo nas diferentes regiões.

Para visitar a exposição visite o Arquivo Público no endereço: Rua das Camélias, 345 – Kobrasol, São José.

 

Sobre o Arquivo Público

Idealizado no século XIX pelo engenheiro civil Hercílio Luz, mas criado de forma definitiva apenas em junho de 1960 com a lei 2.378 do governador Heriberto Hülse, o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina tem a função de coordenar a gestão e a guarda da documentação administrativa do Governo do Estado produzida desde o início do século.

São cerca de 2.500 metros lineares de documentos, correspondentes a aproximadamente 6 milhões de folhas de registros organizados em mais de 200 conjuntos documentais. O acervo compreende documentos textuais, fotografias, mapas, plantas, microfilmes e outros, além de uma biblioteca de apoio com mais de 8 mil volumes.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).