A Prefeitura de Joinville e as empresas parceiras entregaram, na tarde desta quinta-feira (22), espaços revitalizados no Zoobotânico, que neste ano completa 30 anos.
Por meio do projeto Amigos do Zoo, que funciona nos moldes do sistema de adoção de praças e canteiros do programa Joinville Mais Bonita, empresas podem adotar recintos ou uma área do parque para fazer a revitalização pontual ou contínua. Em contrapartida, as empresas podem colocar uma placa com a marca no local adotado.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Agora, os visitantes do Zoobotânico de Joinville contam com uma área de parque infantil totalmente revitalizada. A empresa Britagem Vogelsanger realizou a aquisição e instalação de um novo playground e também doou cargas de brita para serem colocadas no parquinho, e nas áreas dos quiosques que ficam bem na entrada do Zoo.
Outra melhoria foi feita no recinto onde vivem seis araras. A Raitz Galvanização fez recuperação do espaço, a galvanização de toda a estrutura, pintura, troca de telas, e jardinagem no entorno.
Quem visita o Zoobotânico, também pode fazer uma trilha com cerca de 700 metros de extensão. O espaço estava fechado e foi totalmente recuperado pela empresa RMS, que fez a reforma da ponte, dos meio-fios, das escadas, além da pintura e a instalação de placas de orientação ao longo da trilha e o portal de acesso.
“É muito importante ter essa parceria com a iniciativa privada para, junto com a Prefeitura, dar mais celeridade na revitalização de espaços como esse que tanta gente tem na memória e no coração por ter vivido momentos especiais. Esse modelo de parceria que avançou ao longo de 2021 e 2022 por várias praças e parques vem incentivando o joinvilense e deixando ele orgulhoso e feliz por ver a sua cidade bem cuidada”, afirma a vice-prefeita Rejane Gambin.
“Dentro desse nosso programa de revitalização dos espaços públicos, criamos os Amigos do Zoo. Então já começamos pelo parquinho, recinto das araras e temos dois espaços em fase de adoção. Além da trilha que foi entregue para a comunidade. Quem quiser ser um Amigo do Zoo, pode procurar a nossa equipe de Praças e Parques aqui mesmo no Zoobotânico ou então ter mais informações no site da Prefeitura”, diz o secretário de Meio Ambiente, Fábio Jovita.
Quem já estava aproveitando o parquinho era Juliana de Andrade Barbosa, de 8 anos. A mãe da menina conta que a família mora no Jardim Iririú, e que a filha gosta de visitar o Zoobotânico. “Aqui é um espaço bacana. Ela pede para vir porque brinca no parquinho e já aproveita para ver os animais. Vamos lá embaixo ver os peixinhos”, diz Eliane Aparecida de Andrade.
O Parque Zoobotânico abre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A trilha é fechada uma hora antes, às 16h. O acesso ao local é gratuito.