Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Aprovado PL que prevê inclusão de canal para denúncia de violência contra a mulher nos carnês do IPTU

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

17/12/2025 - 13:12 - Atualizada em: 17/12/2025 - 13:41

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (16), os parlamentares aprovaram o projeto de lei que propõe a utilização das guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) como ferramenta de combate à violência doméstica. A proposta de autoria do vereador Cani (PL), dispõe sobre a inclusão de informações referentes aos canais de denúncia nos documentos de arrecadação emitidos pelo Município de Jaraguá do Sul.

De acordo com o texto, as guias deverão exibir, de maneira clara e com linguagem acessível, os contatos da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180), da Polícia Militar (Disque 190) e da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal (47) 3307-3200. A proposta prevê ainda que os dados sejam atualizados anualmente para garantir a precisão das informações prestadas à população.

Na justificativa da matéria, o parlamentar destaca a capilaridade da cobrança do IPTU, que chega anualmente a um grande número de residências e estabelecimentos da cidade. Para Cani, a iniciativa configura-se como um meio eficaz e de baixo custo para disseminar informações essenciais, reforçando o compromisso do Poder Público com a Lei Maria da Penha e com a erradicação da violência contra as mulheres.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O objetivo é fazer com que a informação chegue aos lares, prevenindo o agravamento de situações de abuso e possíveis feminicídios.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.