O Paraná segue sob atenção para a ocorrência de tempestades após o registro de um tornado na região dos Campos Gerais no fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo potencial para temporais em grande parte do estado, enquanto a previsão indica mudanças nas condições do tempo ao longo desta terça-feira (11) e nos próximos dias.
De acordo com o aviso divulgado pelo Inmet, há possibilidade de chuva de até 30 milímetros por hora ou 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos de até 60 km/h e queda de granizo. O alerta não abrange o Leste do Paraná e municípios que fazem divisa com Santa Catarina.
Nas áreas consideradas de maior risco, principalmente no Oeste, Noroeste e Norte, as tempestades podem ser acompanhadas por grande quantidade de descargas elétricas e rajadas de vento próximas de 85 km/h, que podem superar esse valor de forma pontual.
O Climatempo também alerta que, mesmo fora dos períodos de chuva, o Paraná pode registrar vento moderado, com rajadas geralmente entre 40 km/h e 50 km/h. Durante as tempestades, no entanto, a velocidade pode aumentar significativamente.
Como fica o tempo nesta terça-feira (11)

Foto: Reprodução/Simepar
Nesta terça-feira (11), a tendência é de melhora gradual das condições meteorológicas em grande parte do Paraná. A frente fria se afasta em direção ao Oceano Atlântico, enquanto uma massa de ar frio passa a influenciar o Sul do Brasil.
Com isso, grande parte do estado deve ter períodos de tempo firme e temperaturas mais baixas durante a madrugada e o início da manhã. No Leste e no Litoral, a maior presença de nuvens pode favorecer garoa ou chuva fraca e isolada.
Nas regiões Norte, Noroeste, Norte Pioneiro, Campos Gerais e em boa parte da área central, a previsão aponta para um cenário mais estável, apesar da variação de nebulosidade.
Previsão para quarta-feira (12)

Foto: Reprodução/Simepar
Na quarta-feira (12), o ar frio avança sobre o Paraná e as temperaturas devem começar o dia mais baixas, principalmente no Centro-Sul, nos Campos Gerais e nas áreas de maior altitude.
Ao longo da tarde, as temperaturas tendem a subir, especialmente no Oeste, Noroeste e Norte do estado. Na Região Metropolitana de Curitiba e na Serra do Mar, a influência da umidade vinda do oceano deve manter o céu mais nublado.
No Litoral, ainda existe possibilidade de garoa ou chuva fraca e localizada, principalmente nas áreas próximas às encostas da Serra do Mar.
Tornado foi registrado nos Campos Gerais
O alerta ocorre poucos dias depois de um tornado atingir a região dos Campos Gerais. O fenômeno foi registrado no fim de semana e teve ventos superiores a 200 km/h, segundo informações divulgadas pelo Simepar e repercutidas pelo G1.
O Simepar mantém monitoramento das condições meteorológicas no estado e recomenda que a população acompanhe os avisos oficiais em situações de risco. O órgão também orienta os moradores a se cadastrarem para receber alertas da Defesa Civil por SMS ou WhatsApp.
A previsão para os próximos dias reforça a necessidade de atenção especialmente nas regiões onde ainda há possibilidade de temporais, raios, rajadas fortes e granizo.
O que fazer em caso de emergência
- Em situações de emergência, a orientação é procurar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
- Ocorrências relacionadas à falta de energia elétrica ou à queda de postes devem ser comunicadas à Copel, pelo telefone 0800 51 00 116.
- A população do Paraná também pode receber diretamente no celular alertas da Defesa Civil sobre a possibilidade de temporais e outros eventos climáticos na região onde mora. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de SMS com o CEP para o número 40199.
- Após o envio, o usuário recebe uma mensagem confirmando o cadastro e passa a receber alertas sobre situações de maior risco na área informada.