Nesta quarta-feira (20), Criciúma enfrentou uma onda de calor extrema, registrando uma sensação térmica recorde de 52°C, marcando o ponto mais alto do ano até o momento para o município. Outras cidades da região, como Meleiro, Nova Veneza e Urussanga, também experimentaram sensações térmicas próximas dos 50°C, assim como Itapiranga, localizada no Oeste do Estado.
De acordo com o climatologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Márcio Sônego, a umidade relativa do ar em torno de 67%, combinada com uma temperatura máxima de 36°C, contribuiu para elevar o desconforto térmico até atingir os 50°C.
“Estações em Meleiro, Nova Veneza e Urussanga registraram situação semelhante, pois estão todas dentro do mesmo espaço climático. Já no Farol de Santa Marta, em Laguna, foi outra realidade: lá, a temperatura foi de apenas 27°C, quase uma geladeira”, destacou o climatologista.
Mas uma mudança no tempo está prevista. A quinta-feira (21) ainda começou com altas temperaturas, com a máxima podendo chegar a 35°C no Sul do Estado. No amanhecer, Praia Grande registrou a marca de 32°C.
A mudança no tempo acontece devido à aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. Há alerta para rajadas de vento fortes e chuva volumosa ao longo desta quinta-feira. Populações locais são aconselhadas a tomar precauções e estar atentas às condições climáticas em constante mudança.