Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Após obras de manutenção, trecho da avenida Coronel Procópio Gomes é liberado em Joinville

Foto: Divulgação

Por: Gabriel JR

19/01/2026 - 08:01 - Atualizada em: 19/01/2026 - 08:47

A Companhia Águas de Joinville, com o apoio do Departamento de Trânsito, liberou na tarde deste domingo (18), o trecho da avenida Coronel Procópio Gomes que estava em obras.

A melhoria nas redes de água e esgoto ocorreram na avenida Coronel Procópio Gomes, esquina com a rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, no bairro Bucarein.

No sábado (17), as obras de manutenção foram finalizadas e durante o domingo foram realizados os serviços de repavimentação e limpeza.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Colocamos asfalto provisório primeiramente, e após 15 dias, aproximadamente, retornaremos para aplicar o asfalto definitivo. Essa etapa provisória é importante para a acomodação do solo após o reaterro, o que é reforçado inclusive pela passagem dos veículos no local, de forma que teremos um trecho mais estável quando formos aplicar a pavimentação permanente”, explica Janine Smania Alano, diretora de Operações da Águas de Joinville.

Nesse período, as equipes da Companhia irão monitorar o processo de acomodação do solo. A pintura da sinalização na via também foi feita de forma provisória, sendo que a definitiva será executada após a aplicação do asfalto permanente.

Melhorias realizadas

No sábado, foi concluída a obra principal do cronograma dos serviços, que era a instalação de um novo poço de visita, câmara que dá acesso aos técnicos para execução de limpeza, manutenções e vistorias na rede de esgoto.

A parte subterrânea do antigo poço de vista estava deteriorada devido à ação do tempo, pois era da década de 1980, e aos gases liberados pelo esgoto, oferecendo risco de erosão e afundamento da pista. A nova estrutura, em concreto, conta com impermeabilização contra esses gases.

No local, também há uma adutora de 600 milímetros que leva água para bairros da zona Sul. A tubulação, no ponto em que estava, impedia a instalação do novo poço de visita. Por isso, uma das etapas das obras foi o desvio de um trecho da rede de água, para dar espaço para a reconstrução do poço de visita. Para realizar a intervenção, foi necessário interromper o abastecimento na zona Sul da cidade. Durante a semana, o fornecimento de água foi restabelecido.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação