Após fortes chuvas no começo deste ano, a recuperação de ruas atingidas pela enxurrada no final de janeiro desse ano prosseguem. Em alguns locais as obras já foram concluídas, em outros pontos da cidade o trabalho segue de acordo com o cronograma.
No caso da Rua Ana Zacko, no bairro Barra do Rio Molha, é uma das obras mais complexas devido ao terreno irregular e a aclividade acentuada (subida), cerca de 70% da concretagem já ocorreu. Foram instalados tubos com dimensões maiores em alguns pontos, para melhorar a vasão da água em dias de chuva mais intensa.
Quanto a Rua Pedro Winter, também no bairro Barra do Rio Molha, a recuperação está bem adiantada, restando a limpeza e acabamento nas laterais e a recolocação de um trecho de lajotas.
Na Rua Adolfo Antônio Emmendoerfer, principal via de acesso ao bairro Rio Molha, foram vários pontos atingidos com a destruição de parte da pista e da rede de drenagem. Galerias foram instaladas e houve o desentupimento da rede de drenagem pluvial e consertos ao longo da pista.
Obras de enrocamento também foram necessárias como nas proximidades do limite com o município de Massaranduba. Restam ainda três pontos onde o asfalto precisa ser refeito para a conclusão dos trabalhos.
De acordo com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Otoniel da Silva, foram várias frentes de trabalho empenhadas em recuperar os estragos causados pela enxurrada em Jaraguá do Sul. “Nos dedicamos ao máximo e encontramos muitas dificuldades. Ainda há bastante trabalho a ser feito, mas se o tempo colaborar, logo todas as obras serão concluídas”, comentou.
Ao todo, segundo levantamento da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, foram 83 ruas afetadas em oito bairros do município, durante a enxurrada no início de 2024.