Após algumas horas de calmaria, condição para temporais ainda persiste, avisa Defesa Civil

Foto: OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

17/10/2023 - 08:10

Após uma noite com picos de chuva e ventos fortes em Criciúma e região, a terça-feira amanhece nublada e com chuva em grande parte das regiões. Embora a condição para temporais seja maior entre a madrugada e manhã, persiste no decorrer de todo dia.

O risco é moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, assim como para alagamentos, deslizamentos e enxurradas e inundações, devido aos acumulados observados nos últimos dias.

As chuvas ocorrem devido à formação e avanço de uma frente fria, em combinação com as instabilidades que já atuavam desde o dia anterior. A instabilidade e os temporais, no entanto, ocorrem intercaladas com períodos de melhoria.

Temperatura

Nesta terça, a máxima deve chegar aos 25 graus em Criciúma, com mínima de 16. No decorrer dos próximo dias, a máxima não ultrapassa os 20 graus.

Quarta-feira

Na quarta-feira (18), as instabilidades perdem força no leste do estado, onde ainda haverá muita nebulosidade e deve ocorrer chuva fraca. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Além disso, em virtude dos acumulados observados nos dias anteriores, permanece o risco para deslizamentos e inundações.

Os ventos sopram do quadrante nordeste, com intensidade fraca pelo estado. Dos planaltos às áreas litorâneas, onde haverá vento sul/maior nebulosidade.

Quinta-feira

Na quinta-feira (19), os mesmos sistemas meteorológicos do dia anterior seguem favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais pelo estado, mais uma vez, com condição maior em áreas do Grande Oeste.

O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e chuva pontualmente intensa.

Além disso, reitera-se que em virtude dos acumulados observados nos dias anteriores, permanece o risco para deslizamentos e inundações.

Sexta-feira

Na sexta-feira (20), a instabilidade diminui sobre o estado, mas ainda haverá condição para pancadas de chuva intercaladas com períodos de melhoria em várias regiões, com risco para temporais isolados em áreas do Oeste e do litoral.

Sábado

No sábado (21), a circulação de umidade marítima mantém o céu nublado em grande parte das regiões, especialmente nas áreas do litoral e regiões próximas, onde haverá condição para chuvas fracas.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina – Epagri/Ciram