Um acordo entre Prefeitura de Florianópolis e Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Florianópolis (Sintrasem) pôs fim à greve de servidores na cidade, que começou no dia 31 de maio. A reunião que encerrou o movimento aconteceu na tarde desta quinta-feira (15) sob a intermediação do Tribunal de Justiça de SC.
Conforme informação da prefeitura, o Sindicato terá que doar 5 mil quilos de alimentos por descumprir as medidas judiciais que tornaram a greve ilegal. De acordo com o Sintrasem, não haverá desconto ou perseguição a nenhum trabalhador que entrou em greve. Já a multa contra o sindicato foi convertida na doação de alimentos a uma associação beneficente.
O reajuste que era proposta de 6% pela prefeitura, baixou para 4% a ser aplicado no salário de maio. Já o vale alimentação, anteriormente de 6%, aumentou para 8%.O executivo também manteve a nova gratificação para auxiliares de sala de R$ 300 e se comprometeu a avançar na tabela do magistério, que havia sido achatada com o piso dos professores.
As UPAs Norte e Sul serão administradas por Organizações Sociais até o final do ano, em modelo híbrido junto com os servidores atuais, conforme a Prefeitura já havia informado no mês anterior. O executivo confirmou que não vai contratar OS para outros setores municipais.