Um lobo-marinho-do-Sul (Arctocephalus australis) retornou ao mar após 40 dias em reabilitação na Associação R3 Animal, em Florianópolis. Este foi o primeiro lobo-marinho reabilitado e solto no estado de Santa Catarina em 2024, por meio do Projeto de Monitoramento da Bacia de Santos (PMP-BS). A soltura foi realizada nesta segunda (7), a bordo de uma embarcação próxima à ilha do Xavier, na capital catarinense.
O animal é um macho juvenil que estava caquético quando foi resgatado. Durante a reabilitação, o lobo-marinho permaneceu em recinto externo com piscina, sendo alimentado com peixe para ganhar peso. Ele chegou com 10 kg e foi solto com 17 kg.
Antes da soltura, o mamífero marinho recebeu um microchip subcutâneo, que serve para identificá-lo caso ele seja encontrado novamente. O microchip é do tamanho de um grão de arroz e contém um código exclusivo. Ele também foi recebeu um marcador verde que pode ser identificado externamente.
Resgate na praia
O animal foi resgatado em Garopaba e encaminhado para a base de estabilização da Udesc, instituição que também executa o PMP-BS. Após duas semanas, no dia 27 de agosto, foi transferido para o centro da associação R3 Animal, responsável pela reabilitação e soltura de animais marinho encontrados em Santa Catarina via projeto de monitoramento.
A equipe veterinária da R3 Animal realizou exames de sangue e identificou um parasita no estômago do lobo-marinho, que foi tratado. Ele também estava com uma opacidade em um dos olhos, já cicatrizada, que não o impediu de enxergar.
Após receber medicamento, hidratação e alimentação adequada, foram realizados exames complementares para assegurar que o animal estava saudável e apto para retornar ao seu habitat natural.
O descanso dos lobos-marinhos
Os especialistas da R3 Animal esclarecem que a presença desses animais nas praias não indica, necessariamente, que estejam debilitados. O resgate só é realizado quando são observados sinais de fraqueza ou problemas de saúde no animal.
Os lobos-marinhos-do-Sul migram de suas colônias reprodutivas, localizadas na América do Sul, em busca de alimento durante os meses mais frios do ano. Nessa jornada, eles percorrem milhares de quilômetros e fazem paradas em praias para descansar. Por isso, é comum avistá-los na costa brasileira nessa época, principalmente de junho a outubro nos estados do Sul e Sudeste.
Caso aviste um lobo-marinho na praia:
- Mantenha distância;
- Não force o animal a entrar na água;
- Não tente alimentá-lo nem tocá-lo. Lobos-marinhos podem ser agressivos caso se sintam ameaçados;
- Afaste animais domésticos;
- Acione o PMP-BS para a equipe avaliar seu estado de saúde: 0800 642 3341
O que é o PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
O projeto é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Associação R3 Animal executa o Trecho 3 que corresponde a Florianópolis.