Aplicação de vacina contra a dengue inicia nesta semana em clínicas particulares

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Elisângela Pezzutti

27/06/2023 - 11:06

A nova vacina para prevenir a dengue deve começar a ser comercializada nesta semana. A princípio, o imunizante estará disponível em clínicas privadas a partir do dia 1º de julho.

De acordo com comunicado da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), o valor do imunizante, batizado de “Qdenga (TAK-003)”, terá variação dependendo do estado e deverá ser de R$ 350 a R$ 500 para o consumidor.

A nota afirma que “As clínicas devem utilizar esse parâmetro na composição da sua precificação final, que também inclui o atendimento, a triagem, a análise da caderneta de vacinação, as orientações pré e pós-vacina, além de todo o suporte que os pacientes necessitam para se informar corretamente sobre a questão da vacinação”.

Aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Em março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da nova vacina, para aplicação em pessoas com idades entre 4 e 60 anos. A dose pode ser aplicada de forma preventiva ou em quem já teve dengue, em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O período de proteção é de 12 meses.

A composição do imunizante inclui quatro sorotipos do vírus e a sua avaliação clínica apontou que a vacina possui eficácia de 80,2% contra a dengue.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.