Após um apagão cibernético global registrado nesta sexta-feira (19), o número de voos cancelados passou de 3,7 mil, de acordo com o site especializado FlightAware. Já o número de atrasos está em 32,4 mil.
As companhias aéreas mais afetadas pelo apagão foram Delta, American Airlines e United. Abaixo, seguem os detalhes:
- Delta: 749 cancelamentos e 1.049 atrasos
- American Airlines: 356 cancelamentos e 848 atrasos
- United: 344 cancelamentos e 1.070 atrasos
- Endeavor Air: 227 cancelamentos e 229 atrasos
- Spirit: 141 cancelamentos e 319 atrasos
Os aeroportos mais afetados por cancelamentos estão localizados nos Estados Unidos, principalmente porque as três companhias aéreas mais impactadas são norte-americanas.
Além dos transtornos nos aeroportos, o apagão cibernético também afetou serviços bancários e de comunicação em várias partes do mundo. O problema está relacionado a sistemas que utilizam Windows, especificamente na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
No Brasil, usuários enfrentam dificuldades com aplicativos bancários que estão fora do ar, e bolsas de valores em todo o mundo tiveram interrupções nas operações. As falhas no sistema têm gerado significativos prejuízos e desconfortos, tanto para empresas quanto para usuários individuais. As autoridades estão trabalhando para resolver o problema e minimizar os impactos desse apagão cibernético sem precedentes.