APAE leva projeto do Meliponário para Encontro da Agricultura Orgânica

Foto: Ana Paula Nesi

Por: OCP News Criciúma

11/10/2023 - 19:10 - Atualizada em: 11/10/2023 - 19:36

Parte do projeto “Meliponário – Aprendendo de Flor em Flor”, da APAE Cocal do Sul, pôde ser conhecido de perto por quem passou pela Praça Coberta do município, na tarde desta terça-feira (10). O veterinário Vinicius Prior e alguns alunos, representaram a APAE durante o 2º Encontro da Agricultura Orgânica, apresentando o projeto e comercializando materiais.

“Participar de eventos como este e apresentar um projeto tão especial, é muito importante para nós. Assim, podemos mostrar o que os alunos são capazes de fazer e o que estamos fazendo na APAE. Mostrar que o aluno é capaz de manter as abelhas, como também os cavalos da equoterapia, os cães da cinoterapia e futuramente os peixes. Enfim, mostrar que o aluno, com orientação, consegue fazer tudo e muito bem”, explica Prior.

Atualmente são cerca de 20 caixas de abelhas que compõem o meliponário da APAE, com espécies como Bugia, Mirim-Guaçu, Mirim nigriceps, Mandaçaia e Jataí. “Quase tudo do projeto é produzido pelos alunos e pela própria APAE. Eles fazem o trabalho de confecção das caixas, eu corto a madeira por questão de segurança e os alunos fazem todo o resto: pintura, pregação, lixamento…”, destaca o veterinário.

Além de ver de perto as abelhas sem ferrão e itens produzidos pelos alunos para captura e armazenagem das espécies, as pessoas que passaram pelo encontro puderam tirar dúvidas e adquirirem atrativos, iscas pet e caixas. Mas durante todo o ano, as pessoas também podem encomendar os itens diretamente na APAE, além de bolachas, chaveiros e artesanatos em geral com a temática das abelhas.

Com os lucros obtidos, a equipe responsável pelo projeto investe na aquisição de materiais, novos enxames e necessidades em geral para manutenção do projeto. Além disso, participa, junto dos alunos, de algumas feiras, encontros e visitas de estudo. “Estamos planejando visitar um meliponário na Serra do Rio do Rastro. Para aprender novas técnicas e manejos”, completa.

Para visitas e mais informações sobre o Meliponário e produtos da APAE, o telefone para contato é (48) 3447-6059.