AO VIVO: assista ao eclipse total solar desta segunda-feira

Foto: EclipseChasers/Pixabay

Por: Milena Natali

08/04/2024 - 13:04 - Atualizada em: 08/04/2024 - 14:06

Nesta segunda-feira (8), um eclipse solar total passará pelos Estados Unidos, México e Canadá, causando grande movimentação de espectadores em busca de presenciar esse fenômeno. A agência espacial NASA, transmitirá o evento ao vivo pelo canal do Youtube, outras plataformas também disponibilizarão imagens em tempo real, confira onde assistir.

A previsão para o início do eclipse solar total é a partir das 15h07, na costa do pacífico do México. O encerramento será no Canadá.

Eclipse solar total: o que é?

O eclipse solar total ocorre quando a Lua fica posicionada entre o Sol e a Terra, bloqueando toda a luz do Sol que chega ao planeta.

Após o eclipse solar total em 8 de abril de 2024, o próximo eclipse solar total que poderá ser visto nos Estados Unidos será em 23 de agosto de 2044.
-Nasa

De acordo com a NASA, o eclipse durará 4 minutos e 28 segundos em uma área a noroeste de Torreón, no México. Quando entrar no território dos Estados Unidos, pelo Texas, sua totalidade será de 4 minutos e 26 segundos no centro da trajetória. No Canadá, o tempo máximo será de 3 minutos e 21 segundos.

Onde assistir?

A Nasa vai transmitir o evento ao vivo no seu canal do Youtube. A programação da agência espacial vai das 14h às 17h (horário de Brasília) e contará com entrevistas e imagens do trajeto do eclipse.

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também fará transmissão no seu canal no Youtube, a partir de 12h30.

O canal Disney+ transmite o raro acontecimento às 15h.

Notícias no celular

Whatsapp