Ao infinito e além: Ex-engenheiro da NASA ministra três palestras nesta quinta-feira (11) em Jaraguá do Sul

Foto: Fabio Junkes/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

10/04/2024 - 17:04 - Atualizada em: 11/04/2024 - 00:11

Nesta quinta-feira (11), os jaraguaenses terão uma oportunidade única de interagir com um dos especialistas mais renomados na área da exploração espacial. O engenheiro estadunidense Gabe Gabrielle, ex-diretor de Engenharia da Força Aérea Americana e ex-engenheiro de infraestrutura da NASA ministrará três palestras na cidade: às 9h no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), às 11h30 na WEG, e às 19h30 no Novale Hub – Centro de Inovação.

O evento, intitulado “To Infinity and Beyond” (tradução para “Ao Infinito e Além”), apresentará a visão do palestrante sobre o Programa Espacial da NASA, e seus desdobramentos futuros. “Além disso, também servirá de inspiração para empreendedores e apaixonados por tecnologia”, destaca a presidente da Associação Centro de Inovação, Talita Beber.

As conversas vão conduzir os participantes por uma viagem através da história do programa espacial, desde o Ônibus Espacial até os veículos robóticos em Marte. Gabrielle também abordará a presença humana na Estação Espacial Internacional (ISS) e as futuras expedições à Lua.

Durante as palestras, Gabrielle também mescla as informações sobre engenharia aeroespacial com mensagens motivacionais, contando sua história de vida, o que inclui a experiência como chapeiro do Mc Donald’s e a vivência no cargo de engenheiro de estruturas da NASA.

Palestras ao redor do mundo

A biografia de Gabe Gabrielle é tão rica quanto sua experiência profissional. Além de seus cargos na Força Aérea Americana e na NASA, ele também integra o Departamento de Palestrantes da NASA há 11 anos, e suas palestras já alcançaram audiências em 18 países ao redor do mundo. Esta é a trigésima vez que ele vem ao Brasil. Além disso, Gabrielle também atua como guia de triatletas cegos, demonstrando não apenas excelência profissional, mas também um compromisso com a inclusão e a superação de desafios.

O evento no Cejas e no Novale Hub é uma promoção da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Sebrae-SC, CDL Jaraguá do Sul e Easy Peasy Language School. A entrada é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível. Os ingressos podem ser retirados on-line, pelo linktr.ee/novalehub, sendo limitada a quantidade de dois convites por usuário. Na WEG a palestra será fechada para os funcionários.

Visita ao OCP

Na tarde desta quarta-feira (10), Gabrielle visitou a redação do OCP onde concedeu uma entrevista. Com extrema simpatia, o engenheiro norte-americano contou que se aposentou há oito anos e passou a se dedicar às palestras. Ele afirma que teve bons trabalhos, conseguiu juntar dinheiro e não queria cobrar nada para fazer palestras nas escolas, pois seu objetivo era “fazer pelo prazer de fazer”. Tanto que o engenheiro usa o seu próprio dinheiro para pagar pelo seu transporte aéreo.

Embora também ministre palestras para profissionais de engenharia, elas são voltadas principalmente para o público leigo de todas as idades. São centenas de palestras realizadas todos os anos, mas Gabrielle diz que ama trabalhar com as crianças, em especial as da faixa etária dos 8 aos 10 anos, “porque elas são mais fáceis de ensinar, são curiosas, são muito inteligentes e têm um potencial tremendo para aprender as coisas”.