Anvisa aprova novo medicamento para tratar diabetes tipo 2

Foto: Reprodução

Por: Elisângela Pezzutti

25/09/2023 - 14:09 - Atualizada em: 25/09/2023 - 14:31

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (25) o Mounjaro (tirzepatida), fabricado pela farmacêutica Eli Lilly, um medicamento para tratar o diabetes tipo 2. Na forma de injeção semanal, unido à dieta e aos exercícios, ele melhora o controle da taxa de açúcar no sangue de pacientes adultos.

O Mounjaro age nos receptores do GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) e do GLP-1 (peptídeo 1 semelhante ao glucagon), que são os hormônios responsáveis pelo efeito incretina, secretados pelo intestino em resposta aos nutrientes e que atuam melhorando a liberação de insulina após uma refeição.

O Ozempic e o Wegovy (semaglutida) simulam apenas o GLP-1, enquanto o Mounjaro (tirzepatida) imita os dois hormônios. Pesquisadores acreditam que a razão de a tirzepatida ser tão eficaz em reduzir os níveis de glicose no sangue e induzir a perda de peso é porque os dois hormônios que ela imita trabalham de modo conjunto.

Assim como a semaglutida, a tirzepatida retarda o esvaziamento do estômago, levando as pessoas a se sentirem saciadas por mais tempo. A tirzepatida também inibe os sinais de fome emitidos pelo cérebro, diminuindo o apetite.

Comercialização

Agora que foi aprovado, o remédio passará pelo processo de precificação junto à CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) para então ser liberado para comercialização. Em função disso, ainda deve demorar muitos meses para que o medicamento esteja disponível para venda nas farmácias. Para se ter ideia, o Wegovy foi aprovado pela Anvisa em janeiro deste ano e ainda não está à venda no Brasil.

*Com informações do UOL

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.