Durante a abertura do 21º Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), na noite deste domingo (11), na Scar, foi lançada a marca oficial dos 150 anos de Jaraguá do Sul e divulgado o calendário de eventos que vão acontecer ao longo do ano.
O comitê responsável pela programação de aniversário da cidade promete um ano cheio de atrações, que incluem feiras, eventos culturais e esportivos, entre outros. A ideia é envolver a cidade em uma ampla programação, de forma que todos sintam-se representados.
O presidente do comitê dos 150 anos de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, destacou que o 21º Femusc será especial e ainda mais simbólico em 2026, pois celebra também a história e o futuro da cidade, nos 150 anos de Jaraguá do Sul e 70 anos da Scar.
Esses números contam uma história de transformação. Jaraguá do Sul evoluiu de uma economia agrária para uma potência industrial. Uma transição emblemática, celebrada com feiras, eventos e o espírito de uma comunidade que escolheu se reinventar. E então, há 70 anos, um grupo de visionários, músicos que também eram empresários e protagonistas da nossa comunidade, decidiu que o município precisava de algo mais do que indústria. Precisava de arte, de cultura, de um centro que fosse o coração cultural da cidade. Assim nasceu a Scar. De um sonho de alguns, tornou-se uma realidade para muitos. À medida em que celebramos esses marcos, reafirmamos nossa busca por novas economias baseadas no conhecimento, na criatividade e na arte, sempre respeitando o nosso legado e o que nos trouxe até aqui.
O prefeito Jair Franzner frisou que a programação dos 150 anos foi pensada para todos os públicos, com eventos que vão integrar a cidade e quem vive aqui. “Teremos muitas atrações. Os jaraguaenses merecem uma programação alegre, festiva e saudável, que reúna as famílias e amigos”.
O calendário dos eventos alusivos aos 150 anos poderá ser conferido no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul a partir desta segunda-feira (12). O comitê dos 150 anos foi criado por portaria e reúne integrantes da Administração Municipal e entidades parceiras como Acijs, CDL, Scar, Convention & Bureau, Novale Hub e Fiesc.
Rumo aos 150 anos
A arte criada para celebrar os 150 anos nasceu de uma fusão de elementos que destacam a marca da cidade como território inovador, acolhedor e com alta qualidade de vida (Jaraguá do Sul, Orgulho de Ser). As cores institucionais da Prefeitura e o Monumento da Praça da Contemplação – tributo ao morro da Boa Vista, símbolo da cidade – também estão presentes na criação.
