Anderson Weiler: o jardineiro que transforma o Parque Malwee em um lugar encantador

Foto: Arquivo OCP News

Por: Maria Luiza Venturelli

23/06/2023 - 15:06

Por trás da aparência deslumbrante do Parque Malwee, há um jardineiro dedicado e comprometido. Anderson André Weiler é um exemplo da conexão entre ser humano e natureza, mostrando que é possível unir trabalho e amor pelo que faz. Aos 38 anos, o jardineiro está desde os 16 no Grupo Malwee, sendo 10 deles na jardinagem.

Ele lidera um grupo de colaboradores, sempre com o objetivo de ter uma equipe comprometida que busca sempre deixar o parque bonito e prazeroso para quem o visita. Seu trabalho inspira aqueles que o conhecem e deixa um legado duradouro para as gerações futuras que terão o privilégio de desfrutar da natureza exuberante do parque.

Durante a sua rotina diária, ele distribui as tarefas referentes ao parque para cada colaborador da equipe, atende pedidos dos colaboradores, da empresa e da comunidade, zela por cada espaço do parque, mantém os ambientes limpos, organizados e traz cada vez mais melhorias para o espaço. Atualmente, Anderson desempenha um papel fundamental na preservação e no embelezamento do local.

Ao trabalhar rodeado pela natureza de segunda a sexta-feira, ele desenvolveu um carinho pela rica fauna e flora local e entende a importância de cuidar do meio ambiente. A rotina do jardineiro é repleta de atividades que exigem paciência, habilidade e atenção aos detalhes.

Sua dedicação incansável e seu amor pela natureza são evidentes em cada canto do Parque Malwee. Os visitantes são recebidos por jardins floridos, com cores vibrantes e perfumes encantadores. A harmonia e a serenidade presentes no parque são resultado direto do trabalho árduo de Anderson e sua equipe.

Ele define o trabalho como gratificante e prazeroso, mas ressalta que também existem desafios diários, especialmente por conta do clima de Jaraguá do Sul, que varia muito bruscamente. O clima imprevisível da região apresenta um teste constante para a equipe de jardinagem.

Jaraguá do Sul é conhecida por ter um clima subtropical, o que significa que as estações do ano podem trazer mudanças drásticas nas condições climáticas. Os invernos podem ser rigorosos, com temperaturas baixas e mesmo geadas, enquanto os verões são quentes e úmidos. Além disso, as transições entre as estações podem ser rápidas e instáveis, com variações bruscas de temperatura, chuvas intensas e até mesmo ciclones e vendavais.

Essas flutuações climáticas podem apresentar desafios para a manutenção dos jardins. As plantas e árvores precisam se adaptar rapidamente às mudanças de temperatura e umidade, o que pode afetar seu crescimento e saúde.

Entre os momentos mais marcantes de Anderson como jardineiro do parque, ele destaca o dia em que os colaboradores do Grupo Malwee foram ao parque para plantar árvores. “Nos auxiliaram e deram bom exemplo de preservação ao meio ambiente”, relembra o jardineiro. Ele também explica que as árvores mais comuns do parque são: tucaneiras, palmeiras e vitória régia. “Já as raras são Pau Brasil, ipês de várias cores, araucária, dentre muitas outras”, resume.

Foto: Arquivo Pessoal

Anderson define o Parque Malwee como uma ótima opção para descansar o corpo e a mente, proporcionando um refúgio tranquilo em meio à natureza exuberante de Jaraguá do Sul. Para ele, o parque é muito mais do que um local de trabalho, é um espaço de renovação e conexão com a essência da vida.

“Relaxa o corpo e a mente pois proporciona contato direto com a natureza, possibilita a prática de exercícios físicos, yoga, oferece parquinho para as crianças, pista de bicicross, labirinto, campo de areia, campo society, campo de grama, pedalinhos, trilhas ecológicas, churrasqueiras, espaço de eventos, restaurantes, quiosques, food trucks, e muito mais”, aponta o jardineiro.

Com sua vasta experiência como jardineiro no Parque Malwee, Anderson testemunhou inúmeras vezes o efeito positivo que o ambiente natural tem sobre as pessoas. Ele observa como os visitantes chegam ao parque cansados ​​e estressados, mas à medida que exploram suas trilhas, jardins e áreas de descanso, é como se uma transformação ocorresse.

Os rostos cansados ​​se iluminam, os ombros tensos se relaxam e uma sensação de calma e serenidade toma conta de todos.”É um ambiente familiar e relaxante, que traz muita tranquilidade e paz”, finaliza.

Notícias no celular

Whatsapp