Ampla aprovação: dois terços dos catarinenses elogiam o primeiro ano do governo Jorginho Mello

Foto: Eduardo Valente/Secom

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

27/12/2023 - 09:12 - Atualizada em: 27/12/2023 - 12:33

O primeiro ano de gestão do governo Jorginho Mello, do partido PL, em Santa Catarina, foi marcado por uma significativa aprovação, atingindo 71% de aceitação pelos catarinenses, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupo ND em parceria com o Instituto Mapa. A administração estadual recebeu uma nota média de 7 em um índice geral de desempenho.

A pesquisa, que contou com 1.008 entrevistas em todo o Estado, avaliou o desempenho do governo em 11 áreas específicas da gestão pública, incluindo saúde, educação, gestão financeira e assistência social. O governo obteve uma avaliação positiva em várias áreas, sendo classificado como bom ou ótimo por 55% dos entrevistados, enquanto apenas 10% o consideraram ruim ou péssimo. O nível de desaprovação foi de 18%.

A popularidade de Jorginho Mello como governador também foi destacada, com 58% dos entrevistados o classificando como bom ou ótimo. A pesquisa revelou que a gestão foi mais bem avaliada pelo sexo masculino (58,7%) e pela faixa etária entre 45 e 59 anos (59,7%). Pessoas com nível de escolaridade do ensino fundamental foram as que mais favoravelmente avaliaram o governador, atingindo 59,9%.

Dentre as áreas melhor avaliadas, destacaram-se os projetos de apoio aos setores de turismo, cultura e esporte, com 53,7% de desempenho e nota média de 7,5. Desenvolvimento econômico, trabalho e renda também foram bem avaliados, alcançando 51,6% (nota 7,3). Já as áreas de ciência, tecnologia e inovação, junto com educação, receberam uma avaliação de 45,7%.

No entanto, a pesquisa identificou desempenhos mais baixos nas áreas de obras estruturais para transporte e mobilidade (35,5%), moradia e habitação popular, e gestão financeira do Estado (ambas com 38,6%).

A saúde, considerada uma prioridade no primeiro ano de gestão, recebeu uma nota média de 7 dos entrevistados, com 45,2% de aprovação, 40% classificando como regular e 9,9% como ruim ou péssima.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).