A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) está empenhada em contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma coleção de 17 Objetivos e 169 metas globais elaboradas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Por conta de sua atuação neste tema, a fundação recebeu dois selos do Movimento Nacional ODS SC.
O Selo Signatário 2023 foi recebido porque a Fapesc cumpriu compromissos com o movimento, como campanhas de divulgação para promover os ODS, tanto interna como externamente, e participação em eventos.
Além disso, todos os editais de chamadas públicas passaram a abordar o tema. “A principal forma de disseminar os ODS é através dos editais de chamadas públicas. Desde quando aderimos ao movimento, os documentos passaram a indicar os ODS aos quais atende. A Assessoria de Planejamento e Programas Estratégicos (APPEs) também solicita que os proponentes relacionem os ODS ao seu projeto”, explicou Vanessa Zanatta, coordenadora de projetos da APPEs.
A fundação também recebeu o Selo de Adesão Juntos Pelos ODS, que mostra que a Fapesc aderiu ao movimento. Ele é permanente e pode ser utilizado em diversos materiais.
Também foi criada a Comissão de Fortalecimento da Incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Fapesc. “O objetivo é intensificar ainda mais as ações internamente e externamente. A ideia é pensar, em conjunto com todos os setores da Fapesc, quais ações podem ser feitas para nos tornarmos um case de sucesso”, informou Vanessa, que coordena a comissão.
Conheça os ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Os 17 objetivos são:
1. Erradicação da pobreza
2. Fome zero e agricultura sustentável
3. Saúde e bem-estar
4. Educação de qualidade
5. Igualdade de gênero
6. Água potável e saneamento
7. Energia acessível e limpa
8. Trabalho decente e crescimento econômico
9. Indústria, inovação e infraestrutura
10. Redução das desigualdades
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Consumo e produção responsáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
14. Vida na água
15. Vida terrestre
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação