Alunos se capacitam em Libras para se comunicar com colegas surdos em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

14/06/2023 - 14:06 - Atualizada em: 14/06/2023 - 14:25

A Secretaria de Educação em parceria com a instituição Allcet concluiu a formação de 80 alunos da rede municipal de ensino no Curso Básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esses alunos têm pelo menos um colega surdo nas salas de aula. A formação aconteceu na nesta terça-feira (13).

As escolas Antônio Estanislau Ayroso, Santo Estêvão e Jonas Alves de Souza participaram da primeira edição do curso. O objetivo do programa é promover a inclusão progressiva dos alunos surdos na rede municipal, começando pela interação com seus colegas de classe.

Foto: Divulgação PMJS

O curso básico de Libras foi realizado no bairro Vila Baependi, uma vez por semana, durante 13 encontros no contraturno escolar. Os alunos contaram com material didático e professores qualificados para aprender a se comunicar por meio da Libras. Durante a cerimônia de formatura, eles demonstraram um pouco do que aprenderam através da apresentação de uma poesia em Libras.

Os alunos surdos Felipe Zuchelli, da Escola Antônio Estanislau Ayroso, e Isabela Campestrini, da Escola Santo Estêvão, estavam felizes durante a formatura, pois puderam se comunicar com seus colegas de turma através da Libras. Era visível a satisfação nos olhos dessas duas crianças ao presenciarem todos se comunicando em Língua Brasileira de Sinais.

Foto: Divulgação PMJS

Novas turmas iniciarão nas próximas semanas, com a participação de mais 80 alunos, todos eles tendo colegas surdos. A secretária de Educação, Emanuela Wolff, destaca que os resultados do programa são muito positivos.

“Os alunos ouvintes e os alunos surdos aumentam a socialização quando a comunicação por Libras é estabelecida. Já sentimos isso nas salas de aula onde os colegas participaram do programa. Isso é inclusão e um aprendizado que todos levarão para a vida toda”, relata Emanuela.

 

Notícias no celular

Whatsapp