A professora Gisele Elaine Fischer, que dá aulas para a turma do 3° ano B, matutino, do Colégio Marista São Luís, em Jaraguá do Sul, desenvolveu com seus alunos um Projeto de Intervenção Social, que envolveu 25 crianças com idades entre 8 e 9 anos e resultou em um livro, com textos e ilustrações feitos por elas.
De acordo com a professora, o projeto surgiu da curiosidade das crianças em relação aos diferentes gêneros textuais que conheceram ao longo deste ano letivo. “Foi então, que em nosso dia a dia, nasceu a ideia de cultivar leitores e criar escritores, com o objetivo de estimular o prazer pela leitura, através de diferentes dinâmicas, mostrando o quanto ela amplia o nosso vocabulário, nos permite viver grandes aventuras e, até mesmo, conhecer o mundo sem sair do lugar”, diz Gisele.
“E agora, com uma enorme alegria, escrevemos nosso próprio livro, com um dos gêneros textuais que mais envolveu a nossa turma: a embolada”, conta a professora. A embolada teve sua origem no Nordeste do Brasil e se assemelha ao repente e ao cordel.
A apresentação do livro aconteceu na quinta-feira (8), na sala de aula da turma, com a presença dos alunos e seus pais.