Alunos de Jaraguá do Sul conquistam 8 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Foto: Divulgação/Governo de SC

Por: Elisângela Pezzutti

12/06/2023 - 12:06 - Atualizada em: 12/06/2023 - 15:01

Santa Catarina foi destaque com 92 estudantes catarinenses premiados no evento de entrega das medalhas de ouro da 16ª e 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada nesta semana no Costão do Santinho, em Florianópolis. As escolas catarinenses enviaram uma das maiores delegações entre os ganhadores.

Oito alunos de Jaraguá do Sul conquistaram medalhas de ouro – três deles da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Cristina Marcatto. Confira a lista completa:

1-Henrique José Przybysz Kruk, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cristina Marcatto.
2-Kauã Lucas Correa, da EMEF Padre Alberto Jacobs.
3-Mariana Wavmiling dos Santos, da EMEF Luiz Gonzaga Ayroso.
4-André Felipe Müller, da EMEF Helmuth Guilherme Duwe.
5-Bianca Ropelatto, da Escola de Ensino Básico Euclides da Cunha.
6-Gustavo Tironi, do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul.
7-Miguel Ferreira Ferraza, da EMEF Cristina Marcatto.
8-Anna Carolina Felippi, da EMEF Cristina Marcatto.

O aluno Matheus de Oliveira, da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Luiz Delfino, de Schroeder, conquistou uma medalha de ouro; Eduardo Gabriel Benkendorf, da EMEF Aluísio Carvalho de Oliveira, garantiu uma medalha de ouro para Corupá; e André Soares da EEF Felipe Manke, trouxe o ouro para Massaranduba.

Foto: Divulgação/Governo de SC

Duas edições

Os alunos de cada edição estão identificados pelas cores diferentes das camisetas do evento. De verde, estão os ganhadores da 16ª edição. Em roupa amarela, os ganhadores da 17ª edição. Os estudantes que foram premiados em ambas as edições, de 2021 e 2022, ganharam uma camiseta especial metade verde e metade amarela.

O evento premiou 1.089 estudantes de todo o país, além de homenagear professores, escolas e personalidades que contribuíram com a história da premiação. Em 2021 e 2022 somados, a OBMEP contou com a participação de cerca de 36 milhões de alunos em todo o Brasil.

Sobre a OBMEP

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Destinada a estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

Foto: Divulgação/Governo de SC

 

 

Notícias no celular

Whatsapp