Alunos de Jaraguá do Sul aprendem Libras no contraturno escolar

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

21/03/2023 - 14:03 - Atualizada em: 21/03/2023 - 14:57

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul promove a partir desta terça-feira (21) – para seis grupos de alunos e um grupo de profissionais da educação – um curso de Libras básico. Serão 40 horas de curso para as crianças e 60 horas para os profissionais. Em cada grupo há 40 alunos ou profissionais. O objetivo é o aprendizado de uma nova língua, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e um melhor preparo para acolher e se comunicar com alunos surdos da rede municipal de educação.

Na manhã desta terça-feira, a primeira turma de alunos – que estuda no período da tarde – foi até a instituição conveniada, a Allcet Educação, para a primeira aula de Libras, juntamente com um coleguinha surdo. Todo o aprendizado será voltado para um melhor acolhimento e comunicação com o colega, além do conhecimento poder ser usado em vários outros momentos e lugares. Os olhares estavam atentos a cada gesto da professora.

A secretária de Educação, Emanuela Wolff, explica que a educação municipal de Jaraguá zela por uma prática inclusiva, que tem como objetivo atender a todos os alunos, nas suas mais diversas necessidades. “Dessa forma, a capacitação continuada se faz necessária. O curso de Libras será disponibilizado de forma gratuita, no contraturno escolar, aos alunos das turmas que tenham alunos surdos”, detalha Emanuela.

Foto: Divulgação/PMJS

A formação atenderá os alunos sempre na terça-feira de cada semana, conforme cronograma específico, tendo a duração de 40 horas, com turmas de 40 alunos. Serão contemplados nesta formação 240 alunos do pré ao 9º ano. Também será oferecido o curso de Libras para os professores, nas terças-feiras à noite, com duração de 60 horas, contemplando 40 profissionais da educação.

A gestora da empresa conveniada para ministrar o curso, Lilian Basniak Babireski, adianta que o aprendizado de Libras entre as crianças acontece de forma rápida, pois os pequenos gostam de aprender a língua dos sinais, um conteúdo muito prático e que inclui amigos surdos.

Notícias no celular

Whatsapp