Alunos de Florianópolis ganham medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

09/06/2023 - 11:06

Cinco estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP), edições 16 e 17, conquistando a nota máxima e recebendo medalhas de ouro em uma cerimônia nacional realizada recentemente na capital catarinense.

Os irmãos Mundo Park e Roca Park, da Escola Básica Municipal Acácio Garibaldi São Thiago, localizada na Barra da Lagoa, foram medalhistas de ouro pelas unidades educacionais da Prefeitura de Florianópolis. Além deles, Albert Vinicius De Jesus Baia, da EBM Beatriz de Souza Brito (Pantanal), Lucas Rodrigues Oliveira, da Escola do Futuro Osvaldo Machado (Ponta das Canas), e Manuela Lorena Rautter, da EBM Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras), também receberam o título de “estudantes de ouro”.

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), responsável pela OBMEP, escolheu sediar o evento em Santa Catarina devido à alta participação das escolas e à representatividade que trouxe para a avaliação.

Mundo Park recebeu duas medalhas de ouro por seu desempenho em ambas as edições, enquanto seu irmão mais novo, Roca, conquistou o prêmio pela primeira vez, embora já tenha garantido a medalha de prata no ano passado.

Para os irmãos, as conquistas foram mais que reconhecimentos simbólicos, mas sim uma comprovação que estão no caminho certo.

“O mais importante é o conhecimento que ganhei até chegar aqui. A cerimônia mostrou que o meu esforço valeu a pena, e se tornou uma nova motivação para os estudos.” concluiu Mundo.

“Encontrar com vários outros medalhistas me inspirou a buscar aprender cada vez mais novas habilidades, a exemplo da matemática, que sempre traz algo divertido para aprender.”, complementou Roca.

Fabrícia Luiz Souza, secretária de Educação de Florianópolis, destaca que a OBMEP estimula e contribui para a melhoria da qualidade da educação básica, promovendo a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, institutos de pesquisa e sociedades científicas. Além disso, promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional direcionado a escolas públicas e privadas, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e é promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Notícias no celular

Whatsapp