Alunos da Udesc podem se inscrever para quase 30 bolsas de intercâmbio no exterior

Foto: Divulgação/ACN

Por: Elisângela Pezzutti

07/09/2023 - 15:09 - Atualizada em: 07/09/2023 - 15:44

Até 12 de setembro, alunos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão se inscrever no Edital nº 02/2023 do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional (Prome), que está oferecendo 27 vagas de intercâmbio para o primeiro semestre de 2024. Confira o edital da iniciativa, que é unica entre universidades brasileiras.

Cada centro da Udesc tem direito a uma vaga em instituições estrangeiras conveniadas. Além disso, neste edital, nove unidades oferecem uma ou mais vagas de auxílio, com recursos próprios, desta forma: CAV, CCT, Cead, Ceplan e Ceres, mais uma vaga; Ceart, mais duas vagas; Cesfi, mais três vagas; e Esag, mais quatro vagas. Os estudantes interessados devem se inscrever nas direções de Ensino dos centros, que farão a seleção.

Os inscritos devem ficar atentos ao item 6.3 do edital, que regulamenta o envio de alunos para países de língua portuguesa, conforme estabelece o artigo 21 da Resolução nº 052/2014 do Conselho Universitário (Consuni), seguindo alternância dos centros determinada nos editais anteriores do Prome.

Benefícios e requisitos

O auxílio da Udesc prevê passagens aéreas de ida e volta, seguro-saúde no país de acolhimento e ajuda de custo de até seis parcelas mensais de R$ 3.840, no caso de países inseridos no continente europeu, e R$ 3.306 nos demais países.

Os contemplados precisarão cursar, no mínimo, três disciplinas na universidade acolhida, com exceção de casos específicos de realização de estágios curriculares. Outro pré-requisito é ter ter integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano (primeiro e segundo semestres letivos).

Mobilidade livre

A Udesc também está com inscrições abertas até 22 de setembro para o Programa de Mobilidade Internacional Livre, que não dá bolsas, mas dispensa alunos de graduação de pagar matrícula e mensalidade na maioria das instituições conveniadas.

Todo o processo de cadastro é feito por formulário virtual. As instruções estão disponíveis na página da Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no FAQ sobre intercâmbio e com a equipe da SCII pelo e-mail julia.bittencourt@udesc.br.

*Com informações da Agência Catarinense de Notícias