As aulas de programação Edutech estão fazendo sucesso entre os alunos do 6° ao 9° ano da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul. O curso começou no dia 12 de abril, na Católica SC e, até o final do ano, devem ser beneficiados 750 estudantes.
Na escola, os alunos se inscrevem para participar do projeto e, cumprindo com os critérios, passam a participar das aulas, com acompanhamento de dois professores e auxiliares de sala. Todos ganham transporte, lanche e almoço, pois fazem a aula de programação no contraturno escolar.
Na manhã dessa quarta-feira (19), a turma com alunos das escolas Ricieri Marcatto (Rio Cerro II) e Helmuth Duwe (Rio da Luz) teve sua segunda aula de programação Scratch, a linguagem de programação visual utilizada nas aulas. O professor é o engenheiro de software Eduardo Paterno, que nessa quarta-feira introduziu aos alunos os conceitos de “variável” e “constante”.
“Aprender programação desenvolve o raciocínio lógico nos alunos, faz com que pensem mais e não apenas recebam tudo pronto (do mundo digital). Com certeza é um grande diferencial aprender programação, não só para o mercado de trabalho, mas para a vida”, enfatiza o professor.
A aluna do 7º ano da Escola Ricieri Marcatto, Nathalia Selinger, 13 anos, está gostando muito das aulas, por serem algo diferente e por ensinarem uma linguagem nova e muito atrativa. “Quero continuar estudando programação. Estou adorando vir aqui, num lugar diferente, e ter aulas que não estou acostumada a ter”, disse Nathalia.