Os alunos dos sextos anos do Colégio Policial Militar – Unidade Jaraguá do Sul, em sua avaliação trimestral na disciplina de Técnica de Redação, realizaram uma produção textual falando sobre a experiência que tiveram com o jornal impresso.
A aluna Ísis André Rosa teve a sua redação pontuada com a nota máxima, pois cumpriu com todos os critérios que seriam avaliados, como introdução com os temas que seriam abordados no desenvolvimento, composição textual com 30 linhas no mínimo, ter conclusão, entre outros pontos.
O segredo por trás do 10
Quando alguém se destaca em alguma atividade, muitos se perguntam qual o segredo para alcançar tal desempenho. Para a aluna Ísis, a resposta é simples: uma nota excelente não surge ao acaso.
Ísis conta que durante a semana da avaliação praticou a escrita e a reescrita textual duas vezes por dia, sendo que, ao final praticou 14 vezes o texto que seria cobrado na avaliação. Como suporte, enfatiza que a sua mãe revisava os textos ao menos uma vez por dia.
A aluna ainda salienta que aprende bastante com os erros, ou seja, se fez errado uma vez, esforça-se para não errar novamente, e isso faz evoluir bastante o aprendizado.
Quando não há provas ou trabalhos, diz que possui como hábito realizar leitura de livros, pois isso ajuda bastante a enriquecer o vocabulário. Inclusive, afirma que aprende muitas palavras lendo os livros, e algumas delas colocou no texto avaliado.
A aluna nota 10 diz que sempre busca compreender os critérios que serão avaliados, realiza antecipadamente as tarefas no computador e, posteriormente, formaliza as atividades em definitivo para a entrega, como o Scrapbook Jounal, no caso de Técnica de Redação.
Quando perguntada sobre quem é a sua inspiração nos estudos, não teve dúvidas em responder: “Minha mãe, ela foi uma das melhores no mestrado que fez, inclusive foi até Portugal. Isso me inspira bastante”.
Como sugestão para aqueles que buscam melhorar as notas e o desempenho escolar, Ísis também deixou um recado: “Sempre tenha capricho nos trabalhos e dedicação para as provas, não deixe as atividades ao acaso, pois realizar as atividades ajuda bastante a compreender as tarefas e ajuda bastante a entender o conteúdo que o professor está passando”.
Coincidência ou não, essas palavras estão expressas em versos na receita poética que elaborou como atividade neste último trimestre:
Segredo contado, agora vamos para a produção textual produzida pela aluna Ísis:
Jornal impresso, uma conexão com o mundo
Há poucos dias eu tive a oportunidade de ler um jornal impresso. Pude sentir diferentes sensações, como no tato pude sentir sua textura, pude ver e observar a estrutura de suas seções, de sentir o cheiro e de ouvir o folhear das páginas. Das seções eu destaco a de opinião, esporte, variedade e política, as quais abordarei neste texto.
A seção de opinião é a qual retrata a notícia com uma marca do autor, retratando a notícia juntamente com uma opinião ou reflexão sobre o assunto abordado.
Em todo o jornal não pode faltar a seção de esportes na qual contém todas as informações dos vários esportes desde reportagem sobre os atletas até como ficou o placar daquele jogo tão esperado, do time do coração.
A seção de variedades é o foco geralmente do público jovem, na qual tem diversões como sudoku e palavras cruzadas além de vários outros tópicos como: dicas de filmes e de livros, horóscopo, aniversariantes, do dia e tirinhas, que são bem engraçadas.
A seção de política também é muito importante para nos manter informados do mundo político, como as informações tomadas em nosso país, sejam elas positivas ou não. Eu gostei muito dessa seção porque teve muitas decisões que o jornal virtual não tinha.
Enfim… o jornal impresso é muito importante para nos manter informados no que está acontecendo em nossa região e no nosso país. Além de nos oferecer muitas outras informações nas áreas como: a previsão do tempo, economia, receitas, saúde, cotidiano, variedades, segurança, entre outras. Das formas de conexão ou destaco o jornal impresso pela sensação sensorial que ele promove, foi muito bom ter esse contato.