Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Alterado o primeiro trecho da Rua João Januário Ayroso

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

13/01/2026 - 17:01 - Atualizada em: 13/01/2026 - 17:18

Foi implantada a alteração de sentido no primeiro trecho da Rua João Januário Ayroso, no bairro Jaraguá Esquerdo – do entroncamento com a Rua João Planincheck até a Ponte Otíllia Prim Schmitt (ponte do Curtume). A via passou a operar com duas pistas em sentido único, do Centro para o bairro, melhorando a fluidez do tráfego.

Na sequência, haverá o prolongamento da Rua João Januário Ayroso, também em sentido único, até a ponte João Franzner (Ponte da Argi). Esse trecho fará a ligação com a nova “Ponte do Brasão”, no bairro São Luís. A Rua Enrico Fermi (Ponte da Argi), também passará a ter sentido único, da Rua João Januário Ayroso em direção à Rua Walter Marquardt.

Completando o sistema binário, parte da Rua Ângelo Rubini e da Rua Walter Marquardt terão sentido único no trajeto bairro/Centro. Esse fluxo começa na “Ponte do Brasão”, no bairro Barra do Rio Cerro até a Ponte do Curtume, no bairro Barra do Rio Molha, nas proximidades do Komprão.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O trecho da Rua Walter Marquardt, entre a rotatória da Ponte do Curtume (Komprão) e o trevo de acesso à Rua 25 de Julho, próximo ao Posto Mime, continuará operando em sentido duplo. Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Luiz Jorge Ramos, a implantação de binários é uma medida técnica para garantir mais fluidez, previsibilidade e segurança no trânsito.

Estávamos a beira de um colapso nos horários de pico e tivemos que tomar essa decisão. Serão necessários outros equipamentos como novas pontes, abertura de ruas e outras melhorias. Mas os estudos baseados em dados coletados pelos semáforos inteligentes – como veículos por hora nos horários de pico, tamanho das filas, entre outras informações, sugerem medidas urgentes para enfrentar o problema

Ele destaca que os estudos indicam um período de adaptação de 30 a 90 dias para que os motoristas se ajustem às novas rotas, e para que o trânsito volte à normalidade.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.