Alerta vermelho: risco de fortes temporais em 5 regiões de Santa Catarina

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

18/01/2024 - 08:01 - Atualizada em: 18/01/2024 - 10:48

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para a ocorrência de fortes temporais em cinco regiões de Santa Catarina: Vale do Itajaí, Oeste, Grande Florianópolis, Norte e Sul do Estado. O aviso está em vigor das 12h desta quarta-feira até as 12h do dia seguinte.

A previsão destaca chuvas intensas, superiores a 60 mm/h ou acumuladas acima de 100mm por dia, associadas à possibilidade de ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Raios também são esperados, e o Inmet alerta para o “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.

A Defesa Civil de Santa Catarina reforça o aviso, apontando que esses fenômenos são favorecidos pela formação de um sistema de baixa pressão. A chuva intensa é prevista entre a noite desta quarta-feira e a madrugada, especialmente nas regiões entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, podendo superar os 100 mm. Nas áreas em laranja, há alto risco de alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos, enquanto as áreas em amarelo indicam risco moderado.

O alerta vermelho traz algumas orientações importantes em caso de tempestades:
1. Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
2. Em caso de enxurrada ou situação similar, proteja documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
3. Em situações de grande perigo confirmado, busque abrigo e evite permanecer ao ar livre.
4. Mantenha-se informado através da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193).