Alerta para risco de ciclone em Santa Catarina

Foto: pixabay

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

25/09/2023 - 13:09 - Atualizada em: 25/09/2023 - 17:18

Depois de um domingo com termômetros marcando altas temperaturas, o Brasil deve continuar enfrentando um calorão durante a última semana de setembro.

Entre terça e quarta-feira (27) desta semana, a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina intensificará ainda mais as instabilidades sobre parte do Sul do Brasil, de acordo com informações do ClimaTempo.

Com a formação do ciclone em Santa Catarina, as nuvens de temporais se intensificam, e áreas do Leste e Sul catarinense estão sob alerta para chuvas abundantes. Em relação à temperatura, em Curitiba, onde a expectativa para o domingo era de 42°C, a máxima deve ser de 18°C na quinta-feira (28).

Na região Sul, as temperaturas estão previstas para cair ao longo da semana, devido à chegada de um novo ciclone extratropical. Este evento trará rajadas de vento que podem atingir de 60 km/h a 80 km/h e a ocorrência de pancadas de chuva com granizo.

Curitiba, onde a temperatura estava prevista para alcançar 42°C no domingo, deve registrar uma máxima de apenas 18°C na quinta-feira (28).

Tanto Santa Catarina quanto o Paraná estão sujeitos a pancadas de chuva e episódios isolados de ventos fortes e granizo em várias áreas. Na quarta-feira (27), uma frente fria associada ao ciclone irá se deslocar pelos dois estados, trazendo chuvas mais generalizadas, principalmente em Santa Catarina, de acordo com o MetSul Meteorologia.

Apesar do estado do Rio Grande do Sul também estar em alerta devido ao ciclone, nas regiões Norte e Leste do estado, o tempo gradualmente começará a melhorar antes de uma sequência de dias ensolarados e estáveis a partir de quinta-feira, com o afastamento do ciclone.

Notícias no celular

Whatsapp