Alerta: novo ciclone extratropical deve atingir SC nesta segunda-feira (6)

Risco de temporais continua durante a semana no estado | Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay |

Por: Elisângela Pezzutti

06/03/2023 - 11:03 - Atualizada em: 06/03/2023 - 18:21

O tempo segue instável neste início de semana. De acordo com a Defesa Civil, esta condição se deve à atuação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sul do Brasil. O órgão alerta que o tempo será chuvoso nas áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis, principalmente nas regiões serranas do Estado.

Também está prevista chuva intensa e com altos volumes acumulados no Litoral Sul e parte do Planalto Sul. Nestas áreas, o risco é alto para ocorrências como deslizamentos, alagamentos e enxurradas.

Nas demais áreas do estado há chance de sol, com céu parcialmente encoberto e pancadas de chuva na forma de temporais isolados.

Segundo a Defesa Civil, do Meio Oeste ao Litoral Norte de Santa Catarina há risco de moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de ventos, queda de granizo e chuva intensa.

No período da tarde, as temperaturas devem atingir 32° C no Extremo Oeste e entre 25 a 30 °C da Grande Florianópolis ao Norte, Oeste e Meio Oeste, e 18 a 25°C nas demais áreas de Santa Catarina.

Foto: Defesa Civil SC

Ciclone perde força no decorrer da semana

A atuação do ciclone extratropical perde força na terça-feira (7). Porém, a combinação do aquecimento diurno, umidade e instabilidades em diferentes níveis da atmosfera ocasionam pancadas de chuva, que serão mal distribuídas.

A quarta-feira (8) começa com sol entre nuvens. Entre a tarde e noite, mais uma vez a combinação de calor, umidade e instabilidades em alguns níveis da atmosfera favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, que podem vir na forma de temporais isolados.

A Defesa Civil alerta para o risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais, que podem vir acompanhados com raios, rajadas de vento e queda de granizo.

Na quinta-feira (9) uma frente fria em alto mar direciona o fluxo de calor e umidade em direção ao estado, que combinado ao aquecimento diurno ocasionam pancadas de chuva do Meio Oeste ao Litoral.

Na sexta-feira (10), o dia terá pancadas de chuva isoladas entre a tarde e noite em todo estado, com temperaturas que devem variar de 28º a 33° C no Litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões a temperatura deve ficar entre 27ºC e 30º C.