Alerta de tempo severo: SC prevê chuvas intensas e temporais até o início de maio

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

22/04/2024 - 11:04 - Atualizada em: 22/04/2024 - 11:26

A partir desta segunda-feira (22), Santa Catarina recebe um alerta de tempo severo emitido pela organização Conexão GeoClima. Prevê-se o retorno repentino de ar quente e úmido da bacia amazônica para o sul do país, acompanhado da intensificação dos ventos, o que pode desencadear eventos climáticos adversos até o início de maio. As áreas mais afetadas serão o Rio Grande do Sul, o Oeste e o Sul de Santa Catarina, com previsão de chuvas intensas entre o final de abril e início de maio, com acumulados que podem ultrapassar 150 a 200 milímetros de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul do estado.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o início da segunda-feira será ensolarado com poucas nuvens, mas à tarde e especialmente à noite, são esperadas nebulosidade, pancadas de chuva e temporais isolados nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, com risco baixo a moderado de ocorrências meteorológicas. As temperaturas variam entre 7°C e 11°C no Meio-Oeste e planaltos, entre 13°C e 15°C no Extremo Oeste e Oeste e entre 15°C e 19°C no litoral, com máximas entre 26°C e 29°C na maioria das regiões, exceto no Planalto Sul, onde ficam em torno de 23°C.

Na terça-feira (23), são previstas chuvas e temporais em todo o estado, principalmente no Grande Oeste catarinense, com risco variando de baixo a pontualmente alto para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa, como destelhamentos e alagamentos. Os ventos viram de norte para oeste ao longo do dia devido à formação da frente fria, com rajadas de até 45 – 50 km/h.

Na quarta-feira (24), a frente fria mantém o tempo nublado/encoberto e provoca chuvas em todo o estado, enquanto na quinta-feira (25), novas áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul mantêm a condição de chuva e temporais em Santa Catarina.

Notícias no celular

Whatsapp