Alerta de algamentos: Praia Grande em estado de atenção devido a fortes chuvas

Foto: Divulgação/Prefeitura Praia Grande

Por: OCP News Criciúma

28/11/2023 - 18:11 - Atualizada em: 28/11/2023 - 18:31

A cidade de Praia Grande, localizada no Extremo Sul do estado, está sob alerta devido ao risco iminente de novos alagamentos. Desde a madrugada, a região enfrenta chuvas intensas, totalizando 85 milímetros (mm) de precipitação até o momento, com previsão de atingir 100 mm nas próximas horas. O aumento no nível do rio Mampituba é motivo de preocupação, e a Defesa Civil está monitorando a situação desde as 3 horas, quando as chuvas começaram.

 

O coordenador municipal da Defesa Civil, Jonathan Reis da Silva, destaca a necessidade de atenção especial nas comunidades de Rio Canoas, 1° de Maio e Baixadinha. Ele ressalta que, caso persistam as chuvas e ocorram deslizamentos de terra, o risco de ocorrências é elevado. “Com bastante água descendo das encostas e o solo encharcado, o perigo é iminente nas próximas horas, até a meia-noite”, explica.

 

Praia Grande já enfrentou desafios com enchentes neste ano, alcançando um acumulado de chuvas de 2.183 mm, superando o recorde anterior de 1.900 mm. O coordenador expressa preocupação com a possibilidade de mais chuvas nos próximos meses, alertando para a necessidade de preparação.

 

Nesta terça-feira (28), a intensidade das chuvas persiste, e os moradores de áreas ribeirinhas são aconselhados a monitorar de perto a movimentação do rio. O ginásio Jairo Reis da Silva, na área Central, está preparado para receber possíveis desabrigados, se necessário.

 

A Defesa Civil está especialmente atenta ao volume do rio do Boi e monitora os Cânions em colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193. A orientação é manter a calma, mas ficar alerta diante das condições meteorológicas adversas.