Ainda vai nevar em SC? Veja o que diz o meteorologista sobre o frio extremo

Santa Catarina terá duas ou três massas de ar polar este ano | Foto Mycchel Lagnaghi/Secom

Por: OCP News Florianópolis

07/06/2024 - 07:06

A 15 dias do começo do inverno, o meteorologista Piter Scheuer, que faz a previsão do tempo para o OCP, informa: Santa Catarina terá duas ou três massas de ar polar, com possibilidades nevar no estado . “Um ou dois episódios de neve a gente pode ter este ano aqui. A gente vai ter precisão disso à medida que o inverno vai se aproximando”, antecipa.

O meteorolista explica que o frio polar vindo da Argentina e do Uruguai é o principal responsável pela ocorrência de neve em Santa Catarina. “Com temperaturas extremamente baixas, a atuação de um ciclone extratropical no oceano Atlântico é responsável por transportar a umidade e o ar frio em altitude. Isso favorece a ocorrência de neve no Estado”.

Scheuer destaca que essas massas estão previstas os meses de junho . “É um inverno dentro da normalidade”, aponta ele, lembrando que este Santa Catarina teve pouca incidência de neve no último ano.

No entanto, contrariando algumas hipóteses, o aquecimento global não é o responsável pela redução de ocorrências de neve em SC e ela não vai acabar, diz Scheuer. “O aquecimento global aumenta os extremos meteorológicos. Ora vamos ter muito frio, ora vamos ter muito calor. Vai ter ano que vamos ter muito calor e vamos ter menos neve”, destacou.

Segundo Piter Scheuer, a previsão para o próximo ano promete ser de um inverno mais rígido e, provavelmente, o Estado terá temperaturas mais dentro dos padrões de inverno.

“Esse ano não será tão rígido porque o (fenômeno) ‘La Niña’ está começando atuar agora, mas o ano que vem vai ser mais cheio”, destaca o meteorologista.

O meteorologista explica que a neve deve continuar acontecendo em Santa Catarina. “Sempre vai ter episódios de neve. Vai ter um ano ou outro que até pode falhar”, afirma.

 

Notícias no celular

Whatsapp