Um palco, muitas histórias e um mesmo recado: a importância do saneamento básico para a cidade. Assim foi a cerimônia de premiação da primeira edição do Concurso Cultural Água para Sempre, promovido pela Companhia Águas de Joinville. Este ano, o concurso ganhou novidades e passou a contar não só com peças teatrais, mas também com produções em vídeo e poema.
A noite de celebração reuniu professores, estudantes, familiares, diretores de escolas, colaboradores da Companhia e autoridades. O tema escolhido, “20 anos de história para contar e um legado que vai ficar”, fez referência ao aniversário de duas décadas da Águas de Joinville, celebrado em 2025.
Arte, aprendizado e emoção no palco
Desde março, estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio se dedicaram à produção de peças, poemas e vídeos que traduzissem a relação da cidade com o saneamento básico. Além de pesquisa e ensaios, as escolas inscritas participaram de capacitações sobre o tema, visitas técnicas a estações de tratamento e, no caso da modalidade Teatro, tiveram apoio especializado para desenvolvimento das apresentações.
“O mais valioso é que os alunos estudaram, pesquisaram e falaram com propriedade. Essa vivência eles nunca vão esquecer — é conhecimento que fica para a vida”, destacou Mágali Borges, diretora da Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz, premiada em duas categorias.
A coordenadora de Responsabilidade Social da Companhia, Adriana Loth, reforçou o impacto do projeto: “Esses ensinamentos ressoam para o futuro. Esse é o legado que a Águas de Joinville entrega às novas gerações”.

Foto: Divulgação
Voz dos professores e alunos
A professora Daiane Arins, da Escola Municipal Doutor Ruben Roberto Schmidlin, levou sua turma a entrevistar colaboradores da Companhia e transformar essas histórias em uma peça teatral. “Durante o processo, os alunos foram entendendo a importância do trabalho da Águas de Joinville. Isso mudou a forma como eles e suas famílias enxergam o saneamento”, contou.
Para o diretor-presidente da Companhia, Sidney Marques de Oliveira Júnior, o concurso é um convite para despertar consciência desde cedo: “Queremos que crianças e adolescentes entendam o quanto água tratada e esgoto coletado significam em qualidade de vida para toda a população”.
Premiação e reconhecimento
O concurso foi dividido em quatro categorias, abrangendo estudantes da Educação Infantil até o Ensino Médio, com modalidades em Teatro, Poema e Vídeo. As escolas premiadas receberam troféus e valores em dinheiro; os coordenadores, vale-cultura; e os alunos, medalhas e experiências de lazer, como passeios em parques e ao Beto Carrero World.
Parceiros na iniciativa
O Concurso Cultural Água para Sempre foi realizado em parceria com a Prefeitura de Joinville e contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria de Estado da Educação, Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Joinville, Academia Joinvilense de Letras, Univille e Escola Sesi de Referência Joinville.