A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Águas de Guaramirim, realizou na manhã desta quinta-feira (7) a troca do material filtrante da Estação de Tratamento de Água (ETA 01), uma ação essencial para garantir a qualidade da água distribuída à população. O serviço foi executado por equipes da própria Prefeitura em parceria com a EBS, empresa responsável pela operação do sistema de abastecimento.
O material filtrante tem a função de remover impurezas físicas da água, especialmente partículas em suspensão que não foram totalmente eliminadas nas etapas anteriores do tratamento, como a floculação e a decantação. Com o tempo, esse material perde eficiência e precisa ser reposto periodicamente.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim
Conforme o diretor da Águas de Guaramirim, Jean Rausisse, a troca completa do filtro não possui uma periodicidade fixa, mas há uma recomendação técnica para que a reposição parcial do material seja feita a cada seis meses, ou sempre que houver perda significativa durante o processo de tratamento.
A última substituição completa havia ocorrido em 2022. O investimento foi de aproximadamente R$ 36 mil na aquisição do material, além do custo de R$ 1 mil por hora da operação com o caminhão munck, utilizado na execução do serviço.
Na próxima semana, será realizada a manutenção da estrutura dos filtros, que também é necessária para garantir o bom funcionamento da estação. Segundo o secretário de Infraestrutura, Agricultura e Defesa Civil, Geovani Satler, a ação faz parte de um planejamento mais amplo de manutenção do sistema de abastecimento.
“Estamos reforçando os cuidados com a estrutura da ETA. Outra ação será a limpeza de todos os reservatórios do município, o que não ocorre há pelo menos dois anos. É um trabalho necessário e que traz mais segurança para toda a população”, destaca o secretário.