A principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade de seus sintomas e, de forma mais técnica, o local afetado das vias respiratórias. De modo geral, na gripe os sintomas são mais intensos e no resfriado são mais leves e têm uma menor duração. Além disso, no resfriado a região afetada é mais superior do pulmão, enquanto que na gripe, todo o pulmão pode ser afetado.
A transmissão da gripe ocorre principalmente durante o inverno e o contágio é muito fácil, bastando ter alguém gripado numa sala para que em pouco tempo todos sejam contaminados com a doença.
Semelhante à gripe e ao resfriado, existe ainda a síndrome gripal, que pode ser provocada pelo vírus da gripe, mas também por outros vírus ou bactérias. Os seus sintomas são parecidos aos da gripe e incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dor de cabeça.
O que é gripe e quais seus sintomas?
A gripe é uma infecção viral do sistema respiratório, causada pelo vírus Influenza A ou B. Caracteriza-se por deixar a pessoa bem prostrada e cansada, com bastante mal-estar. Entre os sintomas da gripe, podemos citar:
- febre, normalmente acima de 38°C
- fortes dores de cabeça e no corpo
- dor de garganta
- coriza
- sensação de cansaço
Esses sintomas costumam ser mais fortes e demorados, com média de 7 a 10 dias de duração.
A gripe apresenta mais chances de gerar complicações mais sérias se não tratada adequadamente. Como ataca o pulmão por completo, há da doença se agravar e causar uma pneumonia.
Grupos de risco da gripe
Pessoas dos grupos de risco sofrem mais preocupação quando contraem gripe, pois a doença pode afetar a saúde com mais gravidade. Os grupos de riscos da gripe são:
- idosos com 60 anos ou mais
- crianças abaixo dos 5 anos
- gestantes
- puérperas nas primeiras duas semanas após o parto
- pacientes com doenças crônicas e imunossupressoras
- pessoas com problemas cardíacos
Pacientes do grupo de risco apresentam um sistema imunológico menos efetivo se comparado ao de um adulto saudável. Sendo assim, têm mais dificuldade de combater a infecção viral. No caso das doenças crônicas e problemas cardíacos, o risco está no organismo já debilitado e com imunidade sobrecarregada. ²
Quais as fases da gripe?
O ciclo da gripe dura de 7 a 10 dias, em média, e envolve etapas desde a contaminação pelo vírus até a melhora da doença.
Normalmente, os sintomas aparecem dois dias após a infecção do trato respiratório, mas seu surgimento pode variar de um a quatro dias conforme a pessoa. Os mais comuns nesse começo são calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, coriza, tosse, fadiga, fraqueza, dor no corpo e febre.
Adultos saudáveis transmitem o vírus 24 horas antes do começo dos sintomas, mas é no período sintomático que o potencial de transmissão aumenta, entre as primeiras 24 até 72 horas do início da doença.
A última fase que marca a recuperação e eliminação do vírus no corpo acontece geralmente no quinto dia depois do começo dos sintomas.
De modo geral, a evolução da influenza ocorre em sete dias, mas a tosse, o mal-estar e a fadiga podem durar até 14 dias.
O que é resfriado? Quais os sintomas?
O resfriado também é uma infecção respiratória de causa viral. Porém, a diferença para a gripe é que sua causa envolve outros tipos de vírus, como o rinovírus (mais frequente), parainfluenza e vírus sincicial respiratório.
No geral, os sintomas do resfriado são bem similares aos da gripe, mas se apresentam com menos intensidade. Dessa forma, a pessoa resfriada costuma apresentar:
- tosse e desconforto na garganta
- coriza
- dores de cabeça
- dor muscular leve
- febre baixa em alguns casos
Além de um quadro menos intenso na maior parte dos casos, a recuperação costuma ser mais rápida, cerca de 5 a 7 dias. O resfriado não apresenta epidemias sazonais conhecidas, e pode ocorrer durante o ano todo sem apresentar picos.
Quais as fases do resfriado?
Assim como a gripe, o resfriado possui um ciclo com etapas que vão desde a infecção viral até o desaparecimento dos sintomas. Veja quais são suas fases:
os sintomas aparecem entre o primeiro e terceiro dia após a contaminação pelo vírus. Os mais comuns nesse começo são garganta irritada ou inflamada e/ou mal-estar no nariz
- surgem os espirros, corrimento nasal e leve mal-estar no corpo e, em poucos casos, febre leve nos primeiros dias;
- a secreção nasal é clara e aquosa no começo e depois fica espessa e com cor amarelo-esverdeada
- a pessoa também pode desenvolver tosse leve, que pode durar até duas semanas
- os sintomas diminuem e desaparecem em quatro a dez dias
O contágio do resfriado é mais alto nos três primeiros dias depois da contaminação, depois o risco de transmissão reduz expressivamente. O período de incubação do vírus é de quatro dias, em média.