Adolescente quase fica cega após seguir dica de beleza do TikTok

Foto: Getty Images

Por: Elisângela Pezzutti

26/01/2024 - 14:01 - Atualizada em: 26/01/2024 - 14:09

Uma menina de 13 anos quase ficou cega depois de seguir um truque de beleza que viu no TikTok. A britânica Amelia Gregory assistiu ao vídeo de uma influenciadora, também adolescente, que publica dicas de cuidado com a pele e resolveu aderir à técnica. Porém, a recomendação não funcionou e ela quase perdeu a visão.

No vídeo, a jovem aconselha o uso de produtos para deixar a pele vicosa e retardar o envelhecimento. No entanto, alguns produtos indicados continham retinol, uma substância que ajuda a reduzir as rugas. Apesar dos benefícios, o ingrediente pode causar queimação quando usado em excesso.

“Amelia desceu correndo as escadas com o rosto vermelho e gritando de dor”, relatou Claire, a mãe da menina, em entrevista ao tabloide britânico Daily Mail. “A pele do rosto dela estava descascando. Perguntei o que ela tinha feito e ela disse, chorando: ‘Um vídeo de cuidados com a pele!”.

Amelia explicou à mãe que seguia as instruções da influenciadora para fazer uma “máscara” com retinol. “O rosto dela estava todo vermelho. O que quer que ela tenha colocado, queimou tanto a pele dela que ela ficou com vergões. Fiquei atordoada”.

Ao ver a filha naquele estado, a mãe decidiu levá-la ao hospital. Lá, o médico informou que o problema se resolveria rapidamente, mas a pele de Amelia ficou muito dolorida e o olho esquerdo ficou muito vermelho e inchado com o passar dos dias. Então, Claire acabou levando a filha para o pronto-socorro.

A adolescente teve que ser internada devido a uma infecção bacteriana nos tecidos sob a pele. “Aquela pele escamosa e aberta infeccionou e essa infecção se espalhou para o olho esquerdo. A certa altura, parecia que se espalharia para o direito também”, contou Claire ao Daily Mail.

Os médicos informaram que a infecção poderia fazer com que Amelia ficasse cega, já que ela não estava conseguindo abrir os olhos ou piscar. Felizmente, a menina recebeu soro intravenoso e conseguiu se recuperar.

*Com informações do portal Metrópoles