Ações realizadas pela Prefeitura de Guaramirim são premiadas em evento estadual

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

Por: Elisângela Pezzutti

03/10/2023 - 16:10 - Atualizada em: 03/10/2023 - 16:53

A Prefeitura de Guaramirim foi destaque no Congresso de municípios, associações e consórcios de Santa Catarina, que aconteceu em São José na última semana. Entre municípios de todo o Estado, dois projetos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação foram premiados: aula de Português para estrangeiros, realizada em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e a geolocalização de famílias em extrema pobreza, pobreza e baixa renda do Cadastro Único.

A Secretária Graziela Boita destaca que “esta participação é fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em nosso município e incentiva as equipes de trabalhadores do SUAS para participarem em mais eventos”.

A boa prática da “geolocalização de famílias em extrema pobreza, pobreza e baixa renda do Cadastro Único” foi apresentada no congresso pelas assistentes sociais Dinéia Cristiane Marquesi Pimenta e Nathalie Barea Silveira. Os dois projetos receberam premiação e certificado. Saiba mais sobre as ações:

Português para estrangeiros

As aulas de português para estrangeiros acontecem semanalmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Urbano Teixeira da Fonseca, sempre nas terças-feiras, às 19h. A iniciativa busca proporcionar aos imigrantes residentes em Guaramirim a oportunidade de aprender o idioma nacional e assim inserí-los de forma mais ampla à vida em sociedade no Brasil. Participam os estrangeiros que demonstram interesse em aprender o português, encaminhados pelos Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Guaramirim. Estrangeiros interessados em participar do projeto e frequentar as aulas podem procurar Cras mais próximo de sua residência. O Cras Central fica na rua João Batista Olinger nº 51, e o CRAS da Corticeira fica na Rua Hermínio Stringari, 1500. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Geolocalização de famílias

Diante da dificuldade dos usuários da política de Assistência Social acessarem os equipamentos socioassistenciais do município, devido a extensão do perímetro urbano e rural de Guaramirim e das questões que envolvem o transporte público, foi realizado o mapeamento do público prioritário da Assistência Social para assim planejar a oferta dos serviços, programas e projetos a curto, médio e longo prazo. Este mapeamento foi possibilitado por meio da geolocalização, uma ferramenta que obtém coordenadas geográficas e permite localizar exatamente o ponto onde se encontra a família.

O case premiado no evento utilizou a geolocalização das famílias com Cadastro Único atualizado com a base de dados do Cadastro único referente ao mês de Maio de 2023, e priorizadas as famílias que se encontram nas situações de extrema pobreza, pobreza e baixa renda, de acordo com as definições do Cadastro Único.

Para isso foi utilizado um sistema já adotado pela prefeitura em outros contextos, com o objetivo ter um panorama visual da localização desse público. A partir do georeferenciamento dessas famílias foi possível planejar ações do Cadastro Único, da Assistência Social e da Saúde mais localizadas, promover a oferta de serviços, programas e projetos para o público prioritário da Assistência Social, e consequentemente garantir e facilitar o acesso aos direitos sociais. Importante destacar que no georeferenciamento não é feita a identificação das famílias e indivíduos, e sim somente a localização dos endereços cadastrados no Cadastro Único.