Ações realizadas pela Prefeitura de Guaramirim são premiadas em evento estadual

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

Por: Elisângela Pezzutti

03/10/2023 - 16:10 - Atualizada em: 03/10/2023 - 16:53

A Prefeitura de Guaramirim foi destaque no Congresso de municípios, associações e consórcios de Santa Catarina, que aconteceu em São José na última semana. Entre municípios de todo o Estado, dois projetos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação foram premiados: aula de Português para estrangeiros, realizada em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e a geolocalização de famílias em extrema pobreza, pobreza e baixa renda do Cadastro Único.

A Secretária Graziela Boita destaca que “esta participação é fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em nosso município e incentiva as equipes de trabalhadores do SUAS para participarem em mais eventos”.

A boa prática da “geolocalização de famílias em extrema pobreza, pobreza e baixa renda do Cadastro Único” foi apresentada no congresso pelas assistentes sociais Dinéia Cristiane Marquesi Pimenta e Nathalie Barea Silveira. Os dois projetos receberam premiação e certificado. Saiba mais sobre as ações:

Português para estrangeiros

As aulas de português para estrangeiros acontecem semanalmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Urbano Teixeira da Fonseca, sempre nas terças-feiras, às 19h. A iniciativa busca proporcionar aos imigrantes residentes em Guaramirim a oportunidade de aprender o idioma nacional e assim inserí-los de forma mais ampla à vida em sociedade no Brasil. Participam os estrangeiros que demonstram interesse em aprender o português, encaminhados pelos Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Guaramirim. Estrangeiros interessados em participar do projeto e frequentar as aulas podem procurar Cras mais próximo de sua residência. O Cras Central fica na rua João Batista Olinger nº 51, e o CRAS da Corticeira fica na Rua Hermínio Stringari, 1500. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Geolocalização de famílias

Diante da dificuldade dos usuários da política de Assistência Social acessarem os equipamentos socioassistenciais do município, devido a extensão do perímetro urbano e rural de Guaramirim e das questões que envolvem o transporte público, foi realizado o mapeamento do público prioritário da Assistência Social para assim planejar a oferta dos serviços, programas e projetos a curto, médio e longo prazo. Este mapeamento foi possibilitado por meio da geolocalização, uma ferramenta que obtém coordenadas geográficas e permite localizar exatamente o ponto onde se encontra a família.

O case premiado no evento utilizou a geolocalização das famílias com Cadastro Único atualizado com a base de dados do Cadastro único referente ao mês de Maio de 2023, e priorizadas as famílias que se encontram nas situações de extrema pobreza, pobreza e baixa renda, de acordo com as definições do Cadastro Único.

Para isso foi utilizado um sistema já adotado pela prefeitura em outros contextos, com o objetivo ter um panorama visual da localização desse público. A partir do georeferenciamento dessas famílias foi possível planejar ações do Cadastro Único, da Assistência Social e da Saúde mais localizadas, promover a oferta de serviços, programas e projetos para o público prioritário da Assistência Social, e consequentemente garantir e facilitar o acesso aos direitos sociais. Importante destacar que no georeferenciamento não é feita a identificação das famílias e indivíduos, e sim somente a localização dos endereços cadastrados no Cadastro Único.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.