O Detrans (Departamento de Trânsito de Joinville), por meio da Eptran (Escola Pública de Trânsito), realiza durante esta semana, uma série de blitze educativas com a temática “Bebida e direção: uma mistura que não merece like!”.
Em diferentes ruas movimentadas da cidade, agentes de educação conversam com motoristas e distribuem material informativo para alertar que quem bebe não pode conduzir.
A ação integra a programação da Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo de Joinville, realizada de 19 a 25 de fevereiro.
A primeira ação educativa da Eptran ocorreu na tarde de segunda-feira (19), em frente ao Mercado Público, nos semáforos da rua Abdon Batista.
O aposentado Wilson Eggers afirma, “é muito bom que a cidade realize campanhas como essa, são sempre bem-vindas porque estão protegendo a vida das pessoas. Se beber não pode dirigir, é um crime”, afirma o condutor.
A campanha conta com o apoio da Guarda Municipal, agentes de trânsito, ONGs, associações e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.
Dirigir sob influência de álcool ou recusar-se a fazer o teste de medição do teor alcoólico é infração gravíssima, com recolhimento da carteira de habilitação, multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Pode configurar crime de trânsito com pena de detenção de seis meses a 3 anos.
A Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo é realizada pelo Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas).
A semana foi instituída pela Lei 8.973, de autoria do vereador Luiz Carlos Sales e sancionada pelo prefeito Adriano Silva em julho de 2021.
Confira as próximas datas e locais das ações:
20/2, terça-feira, das 11h30 às 12h30, na rua XV de Novembro;
21/2, quarta-feira, das 14h30 às 16h, em frente à Tupy;
22/2, quinta-feira, das 8h30 às 10h, na avenida Getúlio Vargas.