A campanha “Joinville é a nossa casa”, lançada pela Prefeitura de Joinville, com apoio do Conselho das Entidades, voluntários e associações, está colaborando com a revitalização do Centro com as ações de combate à pichação.
No último sábado (25), uma iniciativa do mutirão de combate à pichação reuniu 20 voluntários do Curso de Formação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, além de voluntários da Igreja Missões Siloé e a equipe da Unidade de Atendimento ao Centro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Durante a manhã, o grupo trabalhou em serviços de limpeza e pintura em três imóveis privados da região central. No primeiro deles, um prédio que está vazio na Rua 9 de Março, os voluntários lavaram e pintaram a fachada e fizeram reparos na parte de alvenaria, com aplicação de massa em partes de madeira que estavam corroídas por cupins.
Outro imóvel localizado na Rua do Príncipe, onde atualmente funciona um comércio, recebeu limpeza total do prédio e dos vidros, pintura das portas de rolo e de uma lateral inteira do prédio.
O terceiro imóvel contemplado pela ação dos voluntários, foi um prédio localizado na travessa Sergipe, onde funciona uma loja de roupas. Nesta região, a Prefeitura de Joinville está fazendo a requalificação da calçada das travessas Sergipe e Mato Grosso.
Para os trabalhos no sábado, foram utilizados cerca de 60 litros de tinta, 20 bandejas para pintura, 20 pincéis, 10 rolos e cinco cabos extensores para rolos, além de materiais para limpeza.
As tintas foram doadas pelos proprietários de dois imóveis e pela Associação de Proprietários da Área Central de Joinville (APAC). Já os demais materiais foram doados pelos voluntários que também executaram os serviços de limpeza e pintura.
De acordo com o gerente da Unidade de Atendimento ao Centro, Kleison Soares Vital, os resultados do mutirão de combate à pichação vêm conquistando e atraindo o interesse da comunidade.
“É uma mudança significativa. As melhorias deixam os imóveis mais bonitos, atrativos e valorizam os estabelecimentos comerciais. Ao perceber a movimentação dos voluntários, a comunidade está se envolvendo e se oferecendo para participar. Os comerciantes também estão nos procurando e querendo contribuir”, comenta Kleison.
Desde o mês de julho deste ano, quando a Prefeitura de Joinville intensificou as iniciativas de revitalização do Centro de Joinville e sancionou a Lei Complementar 710, que agravou as penalidades sobre pichação e depredação do patrimônio do município, as ações de combate à pichação já contemplaram cinco imóveis particulares da região.
Além disso, a Unidade de Atendimento ao Centro realiza trabalhos de limpeza e pintura de seis equipamentos como transformadores de energia da Celesc, caixas de relógios de praças e caixas de telefonia, que estão localizados em espaços públicos e que também estavam pichados.
Como participar do mutirão Joinville é a nossa casa
Na página do mutirão Joinville é a nossa casa, é possível encontrar orientações sobre como aderir à campanha. Além de informar os imóveis com pichação, é possível inscrever um grupo de voluntários para colocar a mão na massa ou, ainda, colaborar com doações de tintas e materiais de pintura.
Ao acessar o site, o usuário pode assistir a um vídeo que mostra o passo a passo de como usar a funcionalidade “informar pichação” no aplicativo Joinville Fácil.
Se o interesse for em se voluntariar, o responsável pelo grupo deve preencher o formulário atentamente, incluindo todas as informações solicitadas e aguardar o contato com sugestões de locais que poderão receber a pintura.
Para doar materiais, a recomendação é entrar em contato diretamente com a Acomac, pelo telefone ou WhatsApp (47) 3435-0660.