A Escola Pública de Trânsito (EPT) entra em dezembro com um balanço positivo das atividades de educação para o trânsito realizadas ao longo do ano de 2025. Até o momento, foram 408 ações, que impactaram 18.919 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.
Entre as iniciativas de maior alcance, destacou-se o Projeto Volta às Aulas, que esteve presente em diversas unidades de ensino e levou orientações de segurança viária a 4.534 estudantes. Outro destaque foi o conjunto de atividades realizadas durante o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes, que contabilizou 6.330 participantes.
As palestras de Percepção de Risco, voltadas principalmente ao público infantil, também tiveram grande adesão, reunindo 2.668 crianças em ações educativas. Já as atividades em empresas, especialmente durante as programações voltadas a acidentes de trabalho, somaram 1.752 participações..
Além disso, a EPT integrou ações em parceria com diferentes órgãos, como a Ação PRF–SMTT–EPT em colégios, que mobilizou 970 estudantes, e reforçou campanhas importantes, como o Transporte Legal, voltado à fiscalização e conscientização no uso de vans escolares, que alcançou 700 pessoas. Diversas outras atividades foram realizadas ao longo do período.
“Com esse conjunto de iniciativas, a Escola Pública de Trânsito reafirma o compromisso com a promoção da segurança viária, da cidadania e da formação de uma cultura de respeito nas vias públicas”, afirma o coordenador da EPT, Marco Rebello.
Ao longo do mês de dezembro, a EPT segue em atividade com a realização da campanha de férias; a formação da última turma do curso de Atualização de Agente de Trânsito; e algumas palestras pontuais. Para 2026, a expectativa é aumentar ainda mais o número de ações voltadas à segurança no trânsito e alcançar um público novamente expressivo, como registrado neste ano.