A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, intensificou as ações de manutenção das estradas rurais durante o mês de julho deste ano. Ao todo, foram patroladas 76 vias não pavimentadas em mais de 102 quilômetros de extensão. O patrolamento foi executado com o uso de motoniveladoras e caminhões, promovendo a regularização do solo, correção de imperfeições e melhoria na drenagem das vias. Foram aplicados cerca de 2 mil metros cúbicos de macadame, para reforçar a base das estradas, melhorar a compactação do solo e aumentar a resistência ao tráfego de veículos pesados.
O uso do macadame também favorece o escoamento da água da chuva, previne erosões, buracos e atoleiros. Além disso, a secretaria limpou as saídas de água e instalou 16 novas travessias, ampliando a capacidade de drenagem das estradas, reduzindo o risco de alagamentos e danos estruturais nas vias durante períodos chuvosos.

O patrolamento foi executado com o uso de motoniveladoras e caminhões, promovendo a regularização do solo, correção de imperfeições e melhoria na drenagem das vias | Foto: Divulgação/PMJS
Segundo o prefeito Jair Franzner, recuperar as estradas do interior está entre as prioridades da administração. “Investir na zona rural é valorizar quem produz e quem vive no interior. Essa recuperação de mais de 100 quilômetros mostra nosso respeito com essas comunidades e nosso compromisso em manter as estradas em boas condições o ano inteiro”, declarou.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alceu Gilmar Moretti, as ações integram o plano permanente de manutenção da malha viária rural do município, ressaltando que a meta é manter todas as vias rurais acessíveis, seguras e em boas condições de uso ao longo do ano. “O trabalho é planejado com base em critérios técnicos e leva em consideração demandas apresentadas. Esse é um dos maiores esforços recentes voltados à infraestrutura rural de Jaraguá do Sul”, afirmou.
- Samae divulga principais ações realizadas no primeiro semestre de 2025
- Bancada Norte pressiona Ministro dos Transportes pela retomada das obras da BR-280

A compactação do solo vai aumentar a resistência ao tráfego de veículos pesados | Foto: Divulgação/PMJS